Novidades

Ford pode ter Escape Hybrid somente na versão mais cara no Brasil

Tal qual já acontece com o Bronco Sport, Ford pode optar unicamente pela versão topo de linha do SUV híbrido Escape

Ford Escape Hybrid [divulgação]
Ford Escape Hybrid [divulgação]

Fechando o trio de SUVs que substituem indiretamente o sedã Fusion no Brasil, o Escape Hybrid parece ter tido sua versão escolhida. A Ford repetirá a estratégia com o Bronco Sport e terá somente a variante topo de linha do utilitário esportivo. O preço, no entanto, poderá ficar abaixo do praticado do SUV recém-lançado aqui no Brasil.

Segundo o site Autos Segredos, a escolha pela versão Titanium do Escape tem a ver diretamente com a estratégia da Ford em seguir por uma linha de modelos mais caros. Ainda que a Ranger tenha uma vastidão de versões e o Territory duas opções de acabamento, outros modelos da marca são oferecidos somente em suas versões mais caras.

O Edge vem importado na versão esportiva topo de linha ST. O Mustang traz agora o Mach 1, que é sua versão mais esportiva fora da grife Shelby. Já o Bronco Sport tem a variante Wildtrack pensada exclusivamente para o nosso mercado, mas baseada na First Edition topo de linha norte-americana.

Ford Escape Hybrid [divulgação]
Ford Escape Hybrid [divulgação]

Lógica americana ou argentina?

Assim, a escolha do Escape Hybrid pela versão Titanium faz sentido para a estratégia da Ford. E como a ideia é pegar o Toyota RAV4 Hybrid, que é vendido em versão única por R$ 276.440. Há de considerar que lá nos EUA, o Escape Titanium híbrido custa US$ 34.740 (R$ 190.990), enquanto o Bronco Sport topo de linha vai a US$ 38.500 (R$ 194.836).

Considerando que no Brasil o Bronco Sport custa R$ 256.900, é de se esperar que o Ford Escape tenha preço intermediário entre ele e o Territory Titanium de R$ 197.900. Espere, portanto, por algo na casa dos R$ 220 mil.

Ford Escape Hybrid [divulgação]
Ford Escape Hybrid [divulgação]
Entretanto, na Argentina a lógica é contrária. O Escape Hybrid (por lá vendido como Kuga) é posicionado acima do Bronco Sport. O SUV eletrificado é oferecido nas versões SE por 5.086.253 pesos (R$ 271.429) e Titanium por 5.984.003 pesos (R$ 319.338).

Já o Bronco Sport, tem as opções Big Bend de 4.728.150 pesos (R$ 252.319)e Wildtrack de 5.620.913 pesos (R$ 299.976). Resta saber se a Ford utilizará a lógica estadunidense de colocar o Escape Hybrid abaixo do Bronco Sport ou se inverterá as coisas como fez na Argentina. Caso isso ocorra, o novo modelo eletrificado pode chegar aos R$ 300 mil com facilidade.

Ford Escape Hybrid [divulgação]
Ford Escape Hybrid [divulgação]
Enquanto o Territory e o Bronco Sport apostam em motorização turbo, o Escape Hybrid usa motor aspirado. Trata-se de um 2.5 quatro cilindros que é combinado a um motor elétrico. Juntos, eles entregam 203 cv e 21,4 kgfm de torque. A transmissão é do tipo CVT, mas não é a mesma usada pelo Territory.

>>Elétrica F-150 Lighning supera expectativas da Ford e vende como água

>>Ford por R$ 179.900: Territory SEL ou Ranger Black? | Comparativo

>>Territory SEL: por que o SUV é reflexo do futuro da Ford? | Avaliação