Até então tipicamente americano, o Ford Edge está prestes a ser lançado em sua terceira geração, mas não colocará seus pneus em solo estadunidense. Isso porque o SUV grande foi desenvolvido na China e não tem pretensões globais, ao contrário das duas gerações anteriores que foram vendidas no Brasil. A mudança é tanta que ele terá versão híbrida.
Revelado indiscretamente pelo Ministério de Patentes da China, o novo Ford Edge 2023 terá uma inédita versão com motor 2.0 quatro cilindros turbo da Maverick e do Bronco Sport, mas combinado a um motor elétrico. Juntos, entregarão 275 cv de potência, mas o conjunto híbrido é tradicional, não plug-in.
O papel do Ford Edge na China é bem diferente do que ele desempenhava no restante do mundo. Os modelos antigos eram mais esportivos e, apesar de grandes, sempre carregando no máximo cinco pessoas. Curiosamente na China, desde a geração anterior, ele era esticado e tinha sete lugares – característica mantida na nova geração.
Edgezão
Na fita métrica são 5 m de comprimento, 1,96 m de largura e 1,77 m de altura. Comparando ao antigo Ford Edge, o modelo 2023 é 23 cm mais longo, 4 cm mais largo e 3 cm mais alto. Já o visual se inspira fortemente na linha de modelos da Ford na China, em especial Equator, Equator Sport, Evos e o novo Fusion, que por lá é chamado de Mondeo.
Os faróis não são divididos como em seus irmão, sendo a porção superior de LED conectada com o bloco principal (escurecido e disfarçado pela grade frontal). Há um friso luminoso ligando os dois faróis, enquanto a grade frontal levemente ovalada segue tendência da Ford. O novo Edge é longo, com destaque para a coluna C com um pequeno ressalto.
Na traseira, as lanternas possuem desenho triangular e são conectadas por uma barra preta, em um estilo levemente Volkswagen. Já o para-choque tem linhas retas e esportivas. Interior ainda não foi revelado, mas deve seguir a tendência atual dos Ford. Ou seja, o Edge deve contar com uma tela gigantesca ocupando toda porção central do painel horizontalmente.
>>Maverick Hybrid chega ao Brasil no 1° semestre de 2023
>>Ford confirma nova Ranger, Mustang Mach-E e F-150 para 2023
>>Kombi elétrica e nova Ford Ranger gabaritam teste de colisão