Feita em Camaçari na Bahia desde 2012, a segunda geração do Ford EcoSport chegou a marca das 500 mil unidades produzidas em terras tupiniquins.
Se formos levar em consideração as unidades produzidas da primeira geração, o número pode ultrapassar a marca de 1,3 milhão de unidades fabricadas.
Desse montante, a Ford diz que cerca de 59% foram vendidos por aqui, enquanto os 41% restantes foram exportados para Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru e Uruguai. Primeiro carro global desenvolvido no Brasil, o EcoSport atualmente também é fabricado em outros mercados como China, Índia e Romênia, alcançando 150 mercados diferentes.
Graças ao EcoSport, o mercado de SUVs e Crossovers vem crescendo desde seu lançamento em 2003. O problema é que, por conta da demora entre uma geração e outra, o modelo acabou perdendo espaço para outros SUVs mais modernos e completos, como é o caso do Jeep Renegade e Honda HR-V.
Atualmente na Europa o Ford EcoSport está perdendo espaço para o recém-chegado puma – um Crossover derivado do Fiesta europeu – deixando o posto de SUV de entrada para o modelo brasileiro.
A terceira geração do SUV já está sendo desenvolvida e deve chegar ao mercado entre 2020 e 2021, estreando um novo design e reaproveitando a plataforma atual, mas com algumas melhorias.
Veja mais:
>> Ford Ka e EcoSport ganham série especial 100 Anos