O fechamento da fábrica da Ford em Camaçari, Bahia, não afetou somente o Brasil. A Argentina se prepara para uma reestruturação completa da rede e para a chegada de mais modelos importados. Contudo, ao contrário do nosso país, o Ford EcoSport não sairá de linha por lá.
Como a produção brasileira foi encerrada, a Ford Argentina importará da Turquia ou da Índia o EcoSport. É possível que os custos subam, visto que nenhum dos países têm acordo comercial com os hermanos, mas a marca terá acesso a novos motores como o 1.0 EcoBoost turbo nunca oferecido no Brasil.
A Ford de lá também anunciou que fechará algo entre 12 a 15 das 59 concessionárias que possui no país. A revenda Ford Serra Lima em Buenos Aires foi uma das primeiras a fechar após 114 anos de funcionamento intermitente.
Segundo comunicado da marca enviada ao La Nación e replicado pelo Argentina Autoblog, a Ford focará em SUVs e picapes agora por lá. Com isso, o Ka não terá sucessor e nem será importado da Índia, como havia possibilidade.
A marca terá Ranger e F-150 no segmento de picapes na Argentina e os SUVs Territory, Kuga, Bronco Sport e EcoSport. O Mustang também continua como um dos pilares da Ford na Argentina e no Brasil, assim como a van Transit que será produzida no Uruguai.
Enquanto isso no nosso país, ainda não temos a confirmação da vinda da picape F-150, apesar de RAM 1500 e Chevrolet Silverado estarem prontas para chegar aqui. Além disso, não temos ainda o Kuga, que deve ser vendido em versão híbrida. Além disso, a Ford não terá mais SUV compacto no Brasil, ao menos nesse momento.
>>Ford EcoSport Storm tem segunda chance fora do Brasil
>>Ford não deixará o Brasil, só não fabricará mais carros aqui
>>Ford Ranger Storm é custo benefício para estrada e terra – Avaliação