Toda polêmica envolvendo o Volkswagen Polo nos últimos dias serviu também para a marca alemã tentar abafar as informações que surgiram sobre o modelo reestilizado. Mas, uma bobeada que duas unidades do Polo 2023 deram durante o test-drive de lançamento do novo Chevrolet Equinox 2023 foi suficiente para desvendar alguns segredos.
Comigo ao volante, Renato Maia do Falando de Carro nas fotos e informações obtidas pelo Motor1, revelamos agora em exclusividade a estratégia por trás do Volkswagen Polo 2023. Tudo começa pelo fim de um dos principais rumores do modelo: não haverá Polo híbrido. Contudo, o hatch usará um truque do up! TSI para se tornar o 1.0 mais econômico do Brasil.
O motor eTSI que vem sendo testado em um Golf MK8 que roda pelo Brasil é 1.5 e será usado somente por modelos maiores da marca. É provável que o Taos seja o grande responsável pela estreia do conjunto eletrificado, o qual usa um motor elétrico no lugar do alternador. Não chega a ser um híbrido de fato, mas sim um micro-híbrido.
Informações de dentro da Volkswagen revelaram que o eTSI tem encontrado um pouco de dificuldades de se entender com o etanol – algo bastante normal nesse começo de desenvolvimento em que o motor se encontra. Tanto que a motorização micro-híbrida ainda deve demorar de dois a três anos para aparecer no Brasil.
Carro mais econômico do Brasil?
Mas então o que é esse Volkswagen Polo 2023 com rodas aerodinâmicas e pneus finos? Simplesmente a nova versão de entrada do modelo. Ele não é exatamente o Polo Track, que terá missão de substituir o Gol e usará motor 1.0 MPI. Na realidade, essa nova variante de entrada do Polo servirá como um sucessor ao up! TSI com alma de BlueMotion.
A Volkswagen usará o acerto 170 TSI do up! TSI no Polo de entrada. Quando o subcompacto morreu, ele entregava 105 cv e 16,8 kgfm de torque. É uma redução relativamente significativa frente aos 128 cv e 20,6 kgfm do Polo TSI de hoje. Mas isso tem um objetivo claro: a Volkswagen quer que esse Polo com motor de up! TSI seja o 1.0 mais econômico do Brasil.
Hoje esse título pertence ao Renault Kwid que faz 10,3 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada com etanol. Já abastecido com gasolina são 14,9 km/l e 15,6 km/l. A Volkswagen terá de fazer alguns truques para melhorar os números do up! TSI, que chegavam a 9,6 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol, enquanto na gasolina marcava 13,8 km/l e 16,1 km/l respectivamente.
Para isso, o Polo 170 TSI receberá pneus mais finos com baixa resistência a rolagem, além de truques aerodinâmicos. O flagra mostra que a grade frontal é mais fechada para diminuir o fluxo de ar. Além disso, as rodas terão desenho mais fechado, mas podem não ser as do modelo flagrado. Por fim, ele terá banco inteiriço do up! para diminuir o peso (e o custo).
Estilo refinado
Além do novo Polo 2023 de entrada, o flagra também revela uma versão mais sofisticada. Ao contrário do modelo com motor de up! TSI, esse manterá o acerto 200 TSI do 1.0 três cilindros turbo. Ou seja, 128 cv e 20,4 kgfm de torque. Outra alteração é que o 170 TSI terá câmbio manual de cinco marchas, enquanto o mais potente será somente automático de seis.
O que mais chamou atenção, além dos pneus mais largos e das rodas diferentes, era a presença de radares no para-brisa. Coincidentemente um Nivus flagrado logo ao lado mostra que não há muito mistério. A peça é igual nos dois modelos, mostrando que o Polo 2023 terá frenagem autônoma de emergência e piloto automático adaptativo igual ao SUV cupê.
Nessa variante, agrade frontal tem abertura total para melhor resfriar o motor. Contudo, todos os Polo 2023 terão faróis full-LED. A solução será por espelhos como no Nivus e no Taos Comfortline. É possível que a variante topo de linha (ou a GTS) adote sistema IQ.Light com lentes complexas, projetores e iluminação adaptativa.
Atrás esqueça da ideia das lanternas contínuas como aconteceu com o Polo europeu. O modelo 2023 brasileiro manterá as lanternas no formato atual, mas haverá mudanças no esquema de iluminação e na lente, que deve ficar escurecida. A boa notícia é que a iluminação é toda de LED, mesmo no 170 TSI.
Novas versões?
Apesar de não ter adotado o visual global, o Polo 2023 pode passar a ser vendido na nova nomenclatura de versões que a Volkswagen já usa na Europa. A versão mais básica segue sem nome, enquanto a Comfortline é trocada por Life, enquanto a Highline passa ao nome Style.
Essa mudança ainda é um rumor, visto que a Volkswagen adota designações diferentes em situações específicas. Contudo, essa nova nomenclatura é recente ainda na Europa. Nos EUA, porém, a marca usa S para as versões sem nome no Brasil, SE para Comfortline e SEL para a Highline – é exatamente o mesmo sistema que a Ford usava por aqui antes da morte de Ka e EcoSport.
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