Destaque

Flagra: SUV mais vendido da China, Haval H6, roda em testes no Brasil

Confirmado pela Great Wall como seu primeiro carro no Brasil, o Haval H6 é o SUV mais vendido da China e vem para brigar com o Volvo XC60

Haval H6 [Auto+ / Gabriel Coelho]
Haval H6 [Auto+ / Gabriel Coelho]

A nova invasão das marcas chinesas está cada vez mais próxima. Primeiro com a BYD que já prepara terreno para começar as vendas do sedã elétrico Han e já tem o SUV de sete lugares Tan nas concessionárias. Mas a Great Wall também virá com tudo ao Brasil, tanto que o SUV mais vendido da China já está confirmado para o Brasil: o Haval H6.

Flagrado em Campinas (SP) pelos leitores xarás Gabriel Coelho e Gabriel Barros, o Haval H6 já foi anunciado pela Great Wall como primeiro modelo do grupo a ser vendido no Brasil. Ele será importado inicialmente. Contudo, como a marca já comprou a fábrica da Mercedes-Benz em Iracemápolis para fazer carros nacionais, ele pode ser um dos escolhidos para essa empreitada.

Com 4,65 m de comprimento, 1,88 m de largura e 2,74 m de entre-eixos, o Haval H6 tem porte intermediário entre os Jeep Compass e Commander. Exatamente na medida para incomodar o Toyota RAV4 e também modelos premium como Audi Q5, Mercedes-Benz GLC, BMW X3 e, principalmente, Volvo XC60.

Haval H6 [Auto+ / Gabriel Barros]
Haval H6 [Auto+ / Gabriel Barros]
O modelo sueco deverá ser o maior alvo do Haval H6 por conta do conjunto híbrido tipo plug-in do SUV chinês. Isso se a Great Wall posicionar a Haval como marca premium. Debaixo do capô ele le entrega 430 cv e 77 kgfm de torque ao juntar um motor 1.5 quatro cilindros turbo a um elétrico.

Comparando a um Volvo XC60 híbrido recém-atualizado, o Haval é 32 cv mais fraco, mas tem torque 4,7 kgfm maior. A autonomia elétrica também é destaque: 200 km graças às suas baterias de 41,8 kWh. O Volvo roda 71 km sem usar combustível porque suas baterias são de 18,8 kWh e foram recentemente atualizadas com 62% de aumento de capacidade.

Haval H6 [Auto+ / Gabriel Coelho]
Haval H6 [Auto+ / Gabriel Coelho]

A escolha do Brasil

Lá na China há ainda mais três versões híbridas normais com motor 1.5 aspirado, 1.5 turbo e 2.0 turbo. A Great Wall também oferece o SUV com esses três motores, mas sem auxilio elétrico. Para o Brasil, porém, a marca chinesa prometeu que todos os seus modelos serão eletrificados de alguma maneira.

O flagra comprova que a Great Wall testa a versão híbrida plug-in do Haval H6. Isso fica claro por conta do desenho da grade frontal. Somente essa variante tem bigodes saídos da grade frontal como no Peugeot 3008. Eles se esticam pela parte inferior dos faróis e contam com um vinco que liga a região às entradas de ar de baixo.

Haval H6 [Auto+ / Gabriel Coelho]
Haval H6 [Auto+ / Gabriel Coelho]

>>Volvo prepara elétrico contra Tesla Model S, BYD Han e Porsche Taycan

>>Fusca da Great Wall caçoa de mulheres com modos machistas

>>BYD deve comprar fábrica da Ford em Camaçari, mas não por inteiro