Depois de deixar a Citroën no Brasil apenas com o C4 Cactus, a Stellantis acelerou os testes com o novo C3 2022. O SUV subcompacto será o primeiro de uma categoria que terá ainda o Nissan Magnite. Em comum, ambos têm forte participação da Índia em seu desenvolvimento e comprimento na casa dos 4 metros de comprimento.
Flagra feito em Campinas, interior de São Paulo, por este repórter que vos escreve e também enviado pelo leitor Walter Costa ao Auto+, mostram detalhes do SUV. O substituto o C3 terá porte avantajado em altura e largura. Diferentemente do que muitos pensavam, ele é substancialmente maior que um Renault Kwid.
SUV em escala menor
Em largura e altura, o novo C3 2022 está bem próximo aos SUVs compactos como Ford EcoSport e Jeep Renegade. Contudo, no comprimento ele manterá os 4 metros como medida máxima. Isso se deve ao fato de que o modelo na Índia terá descontos de impostos.
Ainda sobre o visual, a camuflagem leve deixou revelar que o novo C3 usa os mesmos retrovisores do Peugeot 208. Além disso, a linha do vidro lateral é praticamente idêntica à do C5 Aircross, mas em menor escala. Na dianteira, faróis de LED na parte superior se conectam à grade frontal. Já a porção inferior tem filete em queda, formando um X.
Haverá aberturas de ar generosas na dianteira a fim de deixar o novo C3 com visual mais robusto e parrudo. Caixas de roda bem marcadas e com plástico preto presente também ajudarão nessa sensação de SUV. As versões mais caras terão rack de teto, como o modelo flagrado.
Com menos camuflagem, foi possível ver o desenho da traseira do substituto do Citroën C3. As lanternas tem desenho simples e invadem levemente a tampa do porta-malas. Haverá bordas em vermelho, deixando a parte interna para as luzes de direção e seta. Por ser um carro mais simples, não haverá iluminação de LED nas lanternas traseiras.
A tampa do porta-malas é longa, sendo protegida pelo para-choque mais robusto. A placa fica na parte inferior, deixando o visual mais limpo. Em geral, é nessa região que o C3 2022 lembra bastante o Renault Kwid. Já por dentro, ele terá central multimídia de grande porte e volante do Cactus.
Coração italiano
Ainda não há nada confirmado sobre a motorização do Citroën C3 2022. O modelo deverá inicialmente conta apenas com motor 1.6 quatro cilindros aspirado de 118 cv. É o mesmo do Peugeot 208 e que conta com opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
Em um segundo momento, o SUV subcompacto deve receber motor 1.0 GSE três cilindros turbo desenvolvido pela Fiat. Não está descartado também o uso do motor 1.3 Firefly aspirado combinado a um câmbio CVT.
>>C4 Cactus agora é o único Citroën no Brasil: C3 e Aircross morreram
>>Citroën C4 registrado no Brasil: SUV cupê pode ficar acima do Cactus?
>>Stellantis (Fiat e Peugeot) é líder na Europa e supera grupo Volkswagen