Mal chegou ao Brasil, a Great Wall já prepara seu segundo modelo. Flagrado em testes pelo leitor Hugo Della Rosa, o Haval Jolion será o modelo de entrada da GWM por aqui, enfrentando Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos. O SUV médio ainda não tem data para chegar, mas será vendido em versões híbridas.
O Jolion é menor que o H6, marcando 4,47 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,62 m de altura. Isso faz dele 4 cm mais longo que o Jeep Compass, o rei do segmento de SUVs médios e 1 cm mais longo que o Toyota Corolla Cross, o segundo colocado. A ideia é que o Jolion fique abaixo do H6, que será o modelo que abrirá as portas da Great Wall no Brasil.
Comparando ao H6, seu irmão maior, o Jolion é 11 cm mais curto, 7 cm mais estreito e 11 cm mais baixo. Com isso, há bastante espaço para que os dois SUVs convivam tranquilamente no mercado brasileiro. O motor também será diferente, no Jolion a Haval combina um 1.5 quatro cilindros aspirado a um elétrico tradicional, não plug-in como o H6.
O conjunto entrega 101 cv e 12,7 kgfm de torque no 1.5 aspirado, junto a 156 cv e 25,5 kgfm de torque. Combinado, são 190 cv e 38,3 kgfm de torque. O BYD Song Plus, que é seu rival na China e será também aqui no Brasil, também usa motor 1.5 aspirado e um elétrico, mas consegue 235 cv e 40,7 kgfm no conjunto total.
Lá fora a Haval oferece também o Jolion em versões a gasolina, com motores 1.5 quatro cilindros turbo de 150 cv na versão tradicional ou 190 cv na híbrida-leve (que substitui o alternador por um motor elétrico que não move as rodas). O câmbio é de dupla embreagem nas versões turbo e CVT híbrido na versão hibrida.
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