Descrito pela Renault e pela Dacia como o seu Porsche 911, o Duster ganhará uma nova geração já no ano que vem. A confirmação veio da própria divisão de baixo custo da marca francesa, que prometeu o modelo como seu grande lançamento para 2024, já como linha 2025. Essa será a mudança mais radical pela qual o Dacia / Renault Duster já passou.
Enquanto as duas primeiras gerações foram construídas sobre a plataforma B0, o Duster 2024 passará a ser feito com a arquitetura CMF-B. A base é a mesma que será empregada no novo SUV compacto da Renault que substituirá, no Brasil, Logan, Sandero e Stepway. Com isso, abre-se precedentes para que o novo Duster chegue logo por aqui.
É esperado que o novo Renault Duster fique maior, passando dos 4,37 m de comprimento da atual geração. Hoje ele já é o maior SUV compacto do mercado e vai avançar (em porte) para a categoria de Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos. Contudo, mantendo preço para brigar com Jeep Renegade, VW T-Cross, Hyundai Creta e Chevrolet Tracker.
Melhorias mecânicas
O flagra feito pela Motor.es revela algo inédito em um Dacia: discos de freio traseiro. Nunca um modelo da marca romena contou com esse tipo de item e será algo inédito na história do Duster. A dúvida é se esse recurso será adotado no Brasil. Outra dúvida é quanto a motorização, que terá sistemas híbridos na Europa.
Nossa maior aposta para o nosso mercado é a manutenção do elogiado motor 1.3 TCe quatro cilindros turbo de 170 cv e 27,5 kgfm de torque pareado à transmissão automática CVT. O Duster 2024 deve trocar o motor 1.6 aspirado pelo novo 1.0 TCe três cilindros turbo que é preparado para o novo SUV compacto abaixo dele.
Visualmente, o Duster manterá alguns elementos do modelo atual. Afinal, Dacia e Renault já afirmaram que o modelo é como o 911: precisa manter sua essência a cada mudança de geração. Por isso, a frente terá faróis integrados à grade frontal, para-lamas largos e musculosos e visual parrudo de SUV.
A traseira contará com lanternas em V como na perua Jogger, o que dará ao Duster uma traseira nitidamente inspirada no Volvo XC60. Por dentro, espere por uma central multimídia grande e há possibilidade de o modelo receber painel digital. Acabamento seguirá recheado de plástico, já que o SUV é um modelo de baixo custo.
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