Cada vez mais próxima do lançamento, a nova RAM Dakota (ou 1200) finalmente perdeu a camuflagem de caixote e já roda com o visual final. Prova disso foi o flagra feito pelo leitor Joel Baxenlade em Paulista, Pernambuco, cidade próxima da fábrica de Goiana, onde a nova caminhonete será fabricada.
Diferentemente de todos os flagras anteriormente feitos, a RAM Dakota / 1200 agora circula com camuflagem leve. Ela é disfarçada somente por adesivos e coberturas plásticas em alguns elementos específicos. A caminhonete deixou de usar a camuflagem de caixote e os faróis de Jeep Renegade para usar o seu conjunto.
RAM quadrada
O flagra deixa claro que a futura rival monobloco de Chevrolet S10, Toyota Hilux e Ford Ranger terá faróis full-LED bem quadrados – como é típico nos modelos da marca do carneiro. Luzes de neblina também serão de LED. A nova RAM ainda terá uma enorme grade frontal cromada com filetes verticais e nome da marca bem ao centro.
As imagens também mostram retrovisores bem maiores que os da Fiat Toro, com desenho mais quadrado e parrudo. Já a alça interna na coluna A parece ser a mesma da caminhonete da Fiat, ainda que a nova Dakota / 1200 pareça ter apelado para o mesmo recurso da Ford Maverick de deixar a linha dos vidros mais reta para dar um visual mais quadrado.
No modelo flagrado, havia roda de liga-leve grande com cinco furos e desenho inédito, além de um estribo lateral que não existe também em nenhuma versão da Fiat Toro. A única variante da picape italiana a usar estribo lateral é a Ranch, mas ele tem estilo tubular, enquanto o da Dakota é uma prancha reta.
Rainha de Goiana
Conforme apuração anterior do Auto+, a RAM Dakota será o carro mais sofisticado que a Stellantis produzirá no Brasil. Ela contará com painel todo forrado em couro, materiais macios e central multimídia grande na horizontal – o sistema pode ser o mesmo do Peugeot 208 e do Citroën C3, revelam fontes.
Além disso, a caminhonete contará com motor 2.0 quatro cilindros turbo flex e 2.2 quatro cilindros turbo diesel – ambos com mais de 200 cv e opção de tração 4×4. É esperado que a caminhonete use câmbio automático de nove marchas nas duas variantes.
>>5 carros que roubaram os faróis de outros modelos
>>RAM Dakota (291) será o carro mais sofisticado da Stellantis Brasil
>>Fiat Toro 2023 perde uma versão diesel, encarece e ganha itens