O Jeep Compass recebeu sua última atualização importante em abril de 2021, quando foi reestilizado no mercado brasileiro. Desde então quase nada mudou, mas agora haverá uma novidade importante. A versão esportiva Blackhawk com motor 2.0 Turbo está pronta e foi flagrada aguardando o lançamento na fábrica da Jeep no Nordeste.
Atualmente o Jeep Compass é oferecido com duas opções de motorização. A maioria das versões utilizam o 1.3 T270 turbo flex (185 cv e 27,5 kgfm), enquanto as mais caras contam ainda com o propulsor 2.0 TD350 turbo diesel (170 cv e 35,7 kgfm). Porém, agora haverá uma nova opção de conjunto mecânico para o SUV médio, dessa vez focando na esportividade.
Flagra do Jeep Compass BlackHawk
A página @mundodrive no Instagram revelou flagras do Compass Blackhawk sem camuflagem na fábrica da Jeep em Goiana, Pernambuco. A primeira configuração esportiva do SUV médio trará pequenas mudanças visuais, visto que o foco fica no conjunto mecânico.
Através das fotos, a primeira coisa que podemos notar são as rodas totalmente pintadas em black piano. Elas possuem um desenho exclusivo na gama atual do Jeep Compass, mas certamente chamam bem menos atenção do que as belíssimas rodas diamantadas da versão Limited.
Ao menos elas contam com pinças pintadas em vermelho, e esse item sim chama mais atenção. Na lateral, outra mudança que podemos notar é no acabamento em preto brilhante na peça da saia lateral. Na versão Série S, por exemplo, esse friso é em cinza escuro.
O teto continua na cor preta, item que está disponível desde o Jeep Compass Limited. Com base no que vimos em outros flagras, a traseira também terá mudanças discretas. Além, claro, do logotipo Blackhawk, veremos uma saída de escapamento em cada lado.
Hoje o Compass já tem saída dupla de escapamento, mas ambas do lado direito. A versão Blackhawk será bem parecida com a Série S no visual, incluindo os plásticos pretos pintados na cor da carroceria. Os para-choques podem mudar levemente, mas certamente serão alterações sutis.
Outra imagem importante divulgada pelo @mundodrive é do painel de instrumentos. A tela de 10,25”, já vista em Compass, Commander e Rampage, receberá uma animação exclusiva de boas-vindas, com a insígnia da versão na tela. Os comandos do volante mostram o ACC, sugerindo que essa versão terá todos os equipamentos vistos na Série S.
Foco no conjunto mecânico
Se visualmente pouca coisa mudará, no powertrain a história é bem diferente. O Jeep Compass Blackhawk deve utilizar o mesmo conjunto da Ram Rampage. Estamos falando de um propulsor 2.0 turbo à gasolina de 4 cilindros em linha com injeção direta.
Ele entrega até 272 cv de potência, com torque definido em 40,8 kgfm. A transmissão é do tipo automática convencional com 9 velocidades. Já o sistema de tração 4×4 é basicamente o mesmo das versões a diesel, com reduzida eletrônica. Porém, o diferencial é a oferta da tração nas quatro rodas em uma versão à gasolina.
Equipada com esse conjunto mecânico, a picape intermediária da RAM precisa de somente 6,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. Sua velocidade máxima é limitada em 220 km/h. Podemos esperar números bem parecidos no Compass 2.0 turbo, quem sabe até ligeiramente melhores.
Lançamento
Apesar de estar rodando em testes já há algum tempo, o Jeep Compass Blackhawk ficou para 2024. Rumores apontam que ele chegará já no primeiro trimestre do ano. Acreditamos que a motorização mais potente estará disponível somente para a versão esportiva.
Seu preço será revelado somente no lançamento. Contudo, atualmente a versão Série S do Compass não sai por menos de R$ 243.390, então provavelmente a Blackhawk será ainda mais cara. Vale dizer que o Commander também ganhará o 2.0 turbo, mas deve o utilizar também em outras versões da gama atual.
Você acha que o Jeep Compass merece essa versão esportiva? Conte nos comentários.
>> Jeep Renegade 2025 terá menos itens de série e mais versões
>> Jeep Renegade vai sair de linha fora do Brasil, mas aqui terá nova geração
>> Jeep Compass e Commander: descontos de até R$ 16.500 na última promoção do ano