Desde que a Hyundai começou a apimentar seus carros lá fora com a divisão N, muito se fala sobre a possibilidade de um modelo da grife por aqui. Um HB20 N seria o escolhido natural para isso, mas aparentemente quem pode ganhar pimenta coreana é o SUV compacto Creta.
Flagra feito com exclusividade pelo Auto+ revela algumas das intenções da Hyundai com esse novo modelo. Ele ostentava uma nova grade frontal, com elementos internos diferenciados em relação à versão brasileira. A trama não é igual nem ao modelo chinês, indiano ou russo. As treliças, inclusive, são iguais às do Kona N, equivalente do Creta em versão esportiva.
O desenho das rodas de liga-leve também é diferente do presente no Hyundai Creta 2022 vendido no Brasil. Não parecem maiores do que as de 17 polegadas normalmente usadas pelas variantes de topo. Já na traseira, a protuberante saída de escape dupla indica que algo de diferente possa estar lá dentro.
Fora do Brasil, o Hyundai Creta conta com motor 1.4 turbo de 140 cv e 24,6 kgfm de torque. Seria força suficiente para brigar em pé de igualdade com o Volkswagen T-Cross Highline com seu 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm. Contudo, ainda longe dos 170 cv e 27,5 kgfm do Renault Captur ou dos 173 cv de Honda HR-V Touring e Citroën C4 Cactus THP.
Menos esportivo, mas ainda N
Tal qual a Toyota tem várias divisões de esportividade dentro da grife Gazoo Racing, a Hyundai tem dois patamares para os modelos N. Os Hyundai N de fato como i30 N, i20 N, Kona N, Elantra N e Veloster N tem preparação de motor, chassi, suspensão e visual diferenciado. Além disso, tem câmbio manual como prioridade.
Contudo, a marca oferece modelos N Line, como Tucson N Line, por exemplo. O visual é modificado, mas com menos força, o motor é o mais potente da gama, mas nada além do padrão da gama, enquanto as modificações mecânicas são mínimas. Isso torna mais coerente e possível que esse SUV flagrado seja um provável Creta N Line.
A vinda de um modelo mais esportivo também possibilitaria duas coisas. Primeira seria matar de vez o modelo 2.0 aspirado, que hoje não faz mais sentido na linha. Assim, a versão Ultimate ganharia motor 1.0 turbo e o N Line assumiria como topo de linha
>>Hyundai Creta 1.0 turbo: a história do HB20 se repete | Avaliação
>>Flagra: Hyundai HB20 2023 seguirá polêmico e com seta no para-choque
>>Hyundai transforma Azera de primeira geração em elétrico retrô