Cada vez mais perto de ser lançado no Brasil, o Hyundai Creta 2022 deixou de fazer questão de se esconder. Rodando sem pudor em horário de pico em plena Marginal Tietê, o SUV compacto foi flagrado pela equipe do Auto+ rodando em testes.
O SUV compacto deverá ser lançado ainda em 2021 como linha 2022. As maiores apostas recaem sobre uma estreia no segundo semestre, já mirando a virada do ano. O novo Creta terá visual polêmico, mas que pode ser amansado aqui no Brasil. O destaque, no entanto, deverá ser para o motor turbo.
Creta turbo?
Atualmente, o Hyundai Creta traz somente motores aspirados. A gama começa com o 1.6 quatro cilindros de 130 cv e chega ao 2.0 quatro cilindros de 166 cv. A grande aposta na nova geração será o 1.0 T-GDi três cilindros turbo do HB20 de 120 cv e 17,5 kgfm de torque. Há até mesmo potencial de substituir por completo o 1.6 aspirado.
Rumores também apontam para um motor 1.4 turbo substituindo o 2.0 aspirado, mas nada certo até o momento. Como é regra, o Hyundai Creta 2022 terá transmissão automática de seis marchas na grande maioria das versões. Câmbio manual será restrito à variante de entrada somente para baixar o preço do SUV compacto.
A nova geração será maior. Comparando ao modelo atual, o Hyundai Creta 2022 é 3 cm mais longo, 1 cm mais largo e 1 cm mais baixo. O novo modelo registra na fita métrica 4,30 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,62 m de altura.
Toque a brasileira
As alterações feitas no Creta 2022 para o Brasil começam pela grade frontal. Ela terá formato mais trapezoidal. Isso servirá para eliminar a parte afilada polêmica da versão indiana. Além disso, a trama interna terá pontos cromados, não filetes. É um estilo que lembra o antigo Hyundai HB20.
O para-choque também terá alterações específicas para o nosso mercado. A faixa em plástico preto será ampliada a fim de dar ao Creta um aspecto mais robusto e aventureiro. Ainda assim, ele manterá os faróis divididos em três partes, uma das grandes polêmicas de design do novo SUV compacto.
Ele manterá a lanterna traseira em três partes com um degrau próximo ao vidro. Já o para-choque traseiro do novo Hyundai Creta terá vincos diferentes e pode não contar com as luzes auxiliares como da versão gringa.
A dúvida que ainda resta é sobre o interior do novo Creta. Ele pode seguir o visual aplicado na China, que é mais ousado e moderno, ou o indiano, mais tradicional e barato. Na China ele conta com painel digital e central multimídia vertical. Já na Índia, o layout é mais parecido com o do HB20 e o acabamento tem mais sessões em plástico duro.
>>Hyundai Creta: por que a Smart Plus é a melhor versão? | Avaliação
>>Alcazar, o Creta 7 lugares, finalmente é apresentado
>>Hyundai Santa Fe vai mudar de geração porque a atual é polêmica