Desde que o Honda HR-V 2023 foi flagrado pela primeira vez no Brasil pelo Auto+ em novembro de 2021, a marca japonesa perdeu o pudor de esconder o novo SUV compacto. Tanto que as novas fotos feitas pelo leitor Felipe Novais revelaram algo que a marca ainda escondia: o HR-V turbo.
Coincidentemente encontrado em Monte Mor, interior de São Paulo, onde o flagra de novembro ocorreu, o HR-V dessa vez mostrou um detalhe ainda inédito. Ao contrário das demais unidades vistas pelas ruas até então, esse Honda traz saída dupla de escape. E que o que todo Honda com saída de escape dupla têm? Motor turbo.
Era assim com o Civic Touring, com o antigo HR-V Touring e assim se manterá com a nova geração do SUV compacto. Contudo, conforme a própria Honda já informou, o HR-V 2023 não terá só uma versão turbinada. A opção mais potente estará no Touring, mas também deve ser usado na versão EXL ou em uma possível Sport.
Casa dos 1.5
Nos finados HR-V Touring e Civic Touring, esse motor 1.5 quatro cilindros turbo da Honda entrega 173 cv e 22,4 kgfm de torque – sempre abastecido com gasolina. Entretanto, o motor chega a 190 cv e 24,5 kgfm no CR-V Touring, mas tem seu pico de força no Civic Si com 203 cv e 26,5 kgfm.
Ainda não foi confirmado qual acerto que o SUV compacto terá no Brasil. O que é certo é que o 1.5 turbo passará a ser flex e produzido em solo brasileiro. Outra novidade é que as duas versões de entrada, possivelmente LX e EX, usarão o motor 1.5 aspirado do City e do City Hatch.
Nos compactos, são 126 cv e 15,8 kgfm de torque. Como o HR-V e a dupla de City usam a mesma plataforma, a transferência do motor para o SUV fica fácil. O problema é que, apesar de a potência estar na média do segmento com rivais 1.0 turbo, o torque fica abaixo.
Vale lembrar que o HR-V que já morreu usava motor 1.8 quatro cilindros aspirado de 140 cv e 17,4 kgfm de torque. Ou seja, o novo modelo será 14 cv menos potente e terá torque 1,6 kgfm menor. A diferença não parece muito grande ao comparar que o novo motor é 0.3 menor que o anteriormente usado. Todas as versões, porém, terão câmbio CVT.
>>Honda City Hatch quer donos de Cruze Sport6 e Onix para si | Avaliação
>>City realmente substitui o Honda Civic para muita gente | Avaliação
>>Maioria dos novos donos da Ford Maverick antes tinha Honda ou Toyota