Desde que a Fiat Toro foi lançada no Brasil, nenhuma marca se arriscou ainda a concorrer no mesmo segmento que ela. Quer seja aqui ou em outros países onde a Toro não atua. A Renault até tenta com a Oroch, mas ela é menor. Enquanto a Volkswagen já revelou o conceito Tarok, mas ainda não o trouxe para o mundo, a Ford prepara a chegada da Maverick.
Pode parecer muito estranho se referir ao nome Maverick como picape, afinal, para nós brasileiros, esse sempre foi o batismo de um cultuado cupê com pretensões esportivas. Agora ele passará a designar a irmã menor da Ranger.
No início do ano uma indiscreta foto feita na fábrica da Ford nos Estados Unidos havia revelado o visual da tampa traseira de uma picape com o inscrito Maverick – imagem essa que serviu de base para diversas projeções como essa abaixo feita pelo Brazil Automotive (@brazilautomotive).
Contudo, poderia ser mera especulação ou algum modelo descartado. Agora, um flagra feito pelo Autoblog revelou que a tampa traseira pertence sim à picape intermediária da Ford e que o nome Maverick será o escolhido para ela.
Cada vez mais presente nas ruas norte-americanas, a rival da Fiat Toro foi flagrada na cor azul deixando as letras V e E expostas por um pequeno buraco aberto na camuflagem. O desenho das letras batem com o visual da tampa vazado no início do ano, comprovando tratar-se realmente do nome do antigo muscle-car brasileiro.
A irmã menor da Ranger será construída sobre a mesma plataforma do Escape e do Bronco Sport. Rumores apontam para um visual mais quadrado inspirado no Bronco Sport, podendo até mesmo fazer com que ela faça parte da família Bronco. Contudo, flagras mais recentes mostram que a dianteira parece ser completamente diferente da do Bronco Sport.
Com expectativas de ser lançada em 2021 e ser produzida no Brasil para brigar com a Fiat Toro, a Maverick terá motores 1.5 três cilindros (o mesmo do EcoSport, porém com turbo) e 2.0 quatro cilindros, ambos turbinados com foco no baixo consumo de combustível.
Aqui no Brasil é bastante provável que ela receba também o motor 2.2 quatro cilindros diesel da Ranger, visto que o mercado de picapes demanda motores diesel. A transmissão será a mesma da Ranger nas versões diesel, enquanto as movidas a gasolina utilizarão o novo câmbio automático de oito marchas que já está no Bronco Sport nos EUA.
>>Ford planeja voltar a fazer carros baratos no futuro
>>Projeção: Ford Maverick 2021 será a tão desejada rival da Fiat Toro