Destaque

Flagra: Fiat Fastback com teto solar já roda em testes

Teto solar será uma das grandes novidades da reestilização dos Fiat Fastback e Pulse, junto de mais equipamentos

Fiat Fastback com teto solar [Auto+ / Marli Brigato]
Fiat Fastback com teto solar [Auto+ / Marli Brigato]

O Auto+ recentemente revelou com exclusividade que a Fiat trabalha na inclusão de teto solar em Pulse e Fastback. O tão desejado equipamento finalmente será incorporado aos SUVs compactos da marca italiana, mas só em 2025 junto da primeira reestilização. Só que, como isso mexe com a estrutura dos carros, eles já rodam em testes com o equipamento.

Flagrado em Campinas, interior de São Paulo, dando sopa estacionado na rua, o Fiat Fastback com teto solar fez questão de usar camuflagem justamente onde está seu maior segredo. Inexplicavelmente, contudo, havia camuflagem também no capô – único lugar que não terá novidades na reestilização.

Uma folha

Segundo relatos de fontes ligadas à marca, o teto solar de Pulse e Fastback será bastante parecido com o que a Fiat já usou em seus compactos. Ou seja, uma grande folha de vidro na parte frontal e que pode ser aberta totalmente ou apenas basculada. Para aproveitar a mesma peça em Pulse e Fastback, haverá apenas um vidro.

Fiat Fastback com teto solar [Auto+ / Marli Brigato]
Fiat Fastback com teto solar [Auto+ / Marli Brigato]
Punto, Bravo e Idea, quando tinham teto solar, traziam uma folha na parte frontal que podia ser aberta e uma segunda na traseira, que era fixa. Já Palio, Grand Siena e Toro contavam com apenas o vidro na parte dianteira. É esse sistema que será usado no Pulse e no Fastback com teto solar. 

Como a curvatura de teto do Fastback e do Pulse é igual até a coluna B, isso permitirá que uma peça seja usada para os dois. Caso tivessem o vidro na parte traseira, a Fiat precisaria desenvolver componentes diferentes para cada um deles. Teoricamente, esse sistema pode ser usado também em Argo e Cronos, que têm a mesma estrutura frontal de teto.

Fiat Fastback com teto solar [Auto+ / Marli Brigato]
[Auto+ / Marli Brigato]

Novidades extras

Vale lembrar que, além do teto solar, a Stellantis dará ao Pulse 2025 e ao Fastback 2025 um visual, além de piloto automático adaptativo. Os modelos seguirão vendidos com motores 1.0 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque e 1.3 quatro cilindros turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. 

O Pulse seguirá como único da dupla com motor 1.3 quatro cilindros aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm. Esse motor é io único que traz transmissão manual de cinco marchas, algo que o Fastback não tem hoje e nem terá no futuro.  Além disso, o Fastback Limited Edition Powered by Abarth sairá de linha em favor do Fastback Abarth de fato antes da reestilização.

>>Exclusivo: Fiat Fastback e Pulse mudam em 2025 e terão teto solar

>>Fiat Fastback Impetus prova que menos é mais | Avaliação

>>Só quem é chato não vai gostar do Fiat Pulse Abarth | Avaliação