Desde que a Toyota revelou a EPU no Japan Mobility Show, muito se fala sobre a rival japonesa da Fiat Toro. A caminhonete intermediária é sonho já antigo da marca oriental, mas a conta não fecha. Isso porque, cálculos da Toyota verificaram que a picape ficaria tão cara quanto uma Hilux.
Segundo informações do Automotive News, a divisão norte-americana da Toyota luta bravamente para conseguir fazer com que a rival da Ford Maverick entre em produção. Especialmente porque a picape do oval azul vende como pão quente por lá. Contudo, os custos de produção são próximos aos da Tacoma, versão americana da Hilux.
A grande questão, é que a matriz ainda vai tomar a decisão final sobre o modelo, caso consigam fazer a conta fechar. Filiais interessadíssimas no projeto da irmã menor da Hilux defendem que seu uso é diferente do da Hilux e da Tacoma, além do porte mais compacto, justificariam sua fabricação, mesmo a custos próximos.
Assim como Fiat Toro ou Ford Maverick, o foco da picape intermediária da Toyota não seria em enorme capacidade off-road ou em carregar muito peso na caçamba. A ideia é oferecer um modelo versátil, de tamanho mais adaptado às grandes cidades, mas com vocação fora de estrada e de trabalho suficiente para a maioria dos usos.
É esperado que o modelo seja híbrido e divida plataforma com o Toyota Corolla e com o Corolla Cross. Resta saber como a Toyota fará para diminuir os custos de produção e viabilizar uma rival para Fiat Toro, Ford Maverick, Hyundai Santa Cruz e a futura Renault Niagara.
Acha que a Toyota vai produzir essa picape? Conte nos comentários.
.
>>Citroën C3 Aircross 2024 terá motor turbo da Fiat