O Citroën Ami realmente está mudando o jeito das pessoas terem um carro elétrico na Europa. Simplificado ao extremo e pensado para ser o mais barato possível, ele tem se tornado popular na França e vai começar a ganhar terreno em outros países com dois derivados. O primeiro será o Opel Rocks já anunciado, mas a surpresa fica pelo futuro Fiat Topolino.
A Stellantis trabalha em derivados do Ami seguindo expectativas e mercados específicos para cada marca. O Opel Rocks se diferencia do modelo da Citroën apenas pelos logotipos e escolha de cores diferentes das aplicadas no modelo francês. Além disso, terá foco nas vendas na Alemanha, onde a Citroën tem menos força como marca.
Para atuar regionalmente, a Stellantis desenvolve uma variante Fiat do Ami, segundo o Automotive News Europe. A diferença, contudo, é que o modelo italiano será mais refinado. Fontes que viram o carro ao vivo o descreveram como nitidamente mais trabalhado que o modelo da Citroën, tanto que ele terá teto de tecido retrátil.
Isso abre a possibilidade de vender o Fiat Topolino nos mesmos mercados do Opel Rocks e do Citroën Ami. Ainda não se sabe quais serão as modificações feitas pela Fiat para o modelo ou se ele terá algum tipo de semelhança visual com o antecessor do 500 feito entre 1936 e 1955.
É esperado que o Topolino use o mesmo motor elétrico de 8 cv do Citroën Ami que provém velocidade máxima de 45 km/h e 0 a 100 km/h que só seriam possíveis se o Ami descer um barranco. Ele é alimentado por baterias de 5,5 kWh com autonomia total de 75 km, obviamente somente em uso urbano.
A Stellantis espera produzir 15 mil unidades do Ami em 2022 com complemento de 5 mil do Rocks. A produção na fábrica de Kenitra, no Marrocos, será ampliada para 40 mil unidades em 2023, que terão maior participação do modelo da Citroën, mas que terão o importante reforço do futuro Fiat.
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