Destaque

Fiat Strada é lançada e tem preços entre R$ 63.590 e R$ 79.990

Opção Hard Working, com carroceria antiga, é mantida no portfólio por R$ 61.590

strada
Fiat Strada Freedom (divulgação)

Foram vários marcos ao longo destes mais de 20 anos, como lançamento de modelo três portas, cabine dupla e até posto de veículo mais vendido do país. E essa história que começou em 1998, agora, ganha um novo capítulo: a nova e segunda geração da Fiat Strada. O modelo já está disponível na rede de revendas por valores entre R$ 63.590 e R$ 79.990. Do modelo antigo, restou a opção Hard Working, por R$ 61.590.

A estimativa da marca é vender 30 mil unidades da Strada ainda neste ano. A ideia é aumentar em 20% o volume atual, principalmente, graças aos diferenciais trazidos pela nova geração, como design e lista de equipamentos.

strada
Fiat Strada Endurance (divulgação)

O modelo de entrada da nova Strada, Endurance Cabine Plus, com motor 1.4 Fire, que custa R$ 63.590, vem com ar-condicionado, direção hidráulica, computador de bordo, volante com regulagem de altura, iluminação do vão de carga, porta-escada, controle de tração avançado, controle de estabilidade, hill holder, DRL, rodas de aço aro 15 e grade de proteção do vidro traseiro.

No modelo Endurance com Cabine Dupla (R$ 74.990), acrescenta-se Isofix para fixação de cadeirinhas infantis e air bags laterais. Na lista de opcionais, tem desde trio elétrico a central multimídia de 7″ com câmera de ré. São três pacotes, que vão de R$ 2.500 a R$ 3.490.

strada
Fiat Strada Volcano (divulgação)

Para a intermediária Freedom Cabine Plus (R$ 69.490), que traz motor 1.3 Firefly MT5, há rádio com entrada USB, comando de rádio no volante, vidros, travas e retrovisores com comando elétrico, alarme, capota marítima, farol de neblina, direção elétrica, rodas de liga-leve com 15″, quadro de instrumentos digital com 3,5″, chave canivete e tilt down.

Nesta configuração, o opcional fica por conta da central multimídia, com tela de 7″, projeção wireless, sensor de estacionamento e câmera de ré. O Pack Tech custa R$ 2.990.

O modelo Freedom Cabine Dupla 1.3 Firefly sai por R$ 77.990. Já a topo de linha, Volcano Cabine Dupla 1.3 Firefly, custa nada menos que R$ 79.990. Pelo montante, vem com itens como bancos em couro/tecido, câmera de ré, faróis em LED e sensor de estacionamento, barras longitudinais no teto e de proteção (santantônio), além dos pneus 205/60 R15 ATR. Como opcional, exclusivas rodas de liga leve de 16 polegadas (pneus 205/55 R16).

Mecânica
As versões Endurance são equipadas com o motor 1.4 Fire, que gera potência de 88 cv a 5.750 rpm (etanol) e 85 cv a 5.750 rpm (gasolina). Seu torque é de 12,4 kgfm com gasolina e 12,5 kgfm com etanol, ambos a 3.500 rpm.

A partir da versão Freedom, a nova Strada se move por auxílio do motor 1.3 Firefly de quatro cilindros, com 109 cv de potência a 6.250 rpm e 14,2 kgfm de torque (etanol); com gasolina, são 101 cv a 6.000 rpm e torque de 13,7 kgfm a 3.500 rpm. O propulsor levou nota A de consumo pelo Inmetro.

O modelo, que usa a plataforma MPP (com 10% a mais em rigidez torcional) e novo conjunto de suspensões, tem altura do solo de até 214 milímetros. Os ângulos de entrada (de até 24º) e saída de obstáculos (até 28º) estão entre os melhores da categoria.

Ainda sobre a parte de engenharia, a Fiat desenvolveu uma tampa traseira que teve peso de manuseio amortecido em 60% graças a um novo sistema de mola. O componente suporta cargas de até 400 kg.

Até 11 de julho, todas as versões estarão disponíveis para toda a rede de revendas da Fiat no Brasil.

Veja mais:

>> Cabine simples da Fiat Strada se chamará Plus

>> Fiat Strada chega com pegada lifestyle

>> Marcado! Fiat Strada estreia em 26 de junho