Novidades

Novo Punto confirmado como Peugeot 208 da Fiat. Substituirá o Argo?

Ressureição do Fiat Punto foi confirmada pelo presidente do grupo Stellantis, mas será que o Peugeot 208 italiano substituirá o Argo?

Fiat novo Punto [divulgação]
Fiat Punto [divulgação]

Há anos o que a Fiat faz na Europa não chega ao Brasil e vice-versa. Salvo o novo 500 elétrico, não existe sequer um modelo brasileiro vendido no velho continente, ou o contrário. Contudo, nós temos um hatch compacto à venda por aqui, o Argo, enquanto do outro lado do oceano o Fiat Punto já foi aposentado há um tempinho.

Mas o jogo está prestes a mudar, conforme anunciou Carlos Tavares, CEO da Stellantis, durante uma conferência em que demonstrava os resultados financeiros do grupo no segundo trimestre de 2021. Ele afirmou que um novo hatch compacto da Fiat está nos planos e esse deverá ser a nova geração do Punto.

As informações ainda são bastante escassas sobre esse novo Fiat Punto, mas uma coisa é certa: ele será um Peugeot 208 italiano. A Stellantis vai usar a base CMP em todo os seus modelos compactos. A ideia é reduzir custos a longo prazo e também aproveitar que a base é nova e permite versões 100% elétricas.

Peugeot 208 [Auto + / João Brigato]
Peugeot 208 [Auto + / João Brigato]
Hoje essa plataforma também dá vida ao Opel Corsa que, coincidentemente, compartilhava a base com o Fiat Punto em sua geração anterior. Ironia do destino, não? Assim como há muitas diferenças entre o Peugeot 208 e o Opel Corsa em dinâmica, aparência e interior, a mesma lógica será aplicada entre a dupla e o ressuscitado Fiat Punto.

Punto com coração Peugeot?

Ainda não se sabe se o modelo usará a nova família de motores GSE Turbo / Firefly ou se partirá para os propulsores PureTech da Peugeot. O que é certo é que um Punto elétrico será oferecido como grande chamariz de vendas.

Fiat Argo 1.0 [Auto+ / João Brigato]
Fiat Argo 1.0 [Auto+ / João Brigato]
A dúvida que resta é: o novo Fiat Punto com base Peugeot substituirá o Argo no Brasil? É cedo para dizer, visto que o hatch brasileiro ainda nem passou por usa primeira reestilização. É possível que o Punto o substitua futuramente como parte da unificação global de plataformas do grupo. Mas isso seria algo para além de 2025.

>>Fiat Pulse terá interior com peças de Toro, Argo e até Jeep Compass

>>Argentina tem Fiat Cronos, Peugeot 208 e VW Gol entre mais vendidos

>>Fiat, Peugeot e Mercedes apostam em crise automotiva até 2022