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Fiat Pulse Impetus vs. VW Nivus Highline: quem entrega mais por menos?

Comparando as fichas técnicas do recém-chegado Fiat Pulse com o Volkswagen Nivus fica claro onde cada um vai atacar

Fiat Pulse Impetus vs Volkswagen Nivus Highline [divulgação]
Fiat Pulse Impetus vs Volkswagen Nivus Highline [divulgação]

Ideia criada pela Honda com o WR-V, os hatches convertidos em SUVs estão cada vez mais presentes em nosso mercado. Ainda que na prática, apesar de não parecer, os rivais Fiat Pulse e Volkswagen Nivus são muito diferentes de Argo e Polo, os quais eles derivam. Mas e na hora da batalha, qual dos dois se sai melhor.

Como anda não pudemos colocar Pulse e Nivus lado a lado, vamos comparar as fichas técnicas de cada modelo para saber qual deles oferece mais por menos. Para alinhar preços e lista de itens de série, os dois se apresentam nas versões topo de linha: Impetus para o Pulse e Highline para o Nivus.

Medidas

O Pulse é o menor dos dois aqui em comprimento e entre-eixos. São 4,09 m de comprimento contra 4,26 m do Nivus. Já o entre-eixos é 3 cm menor no Fiat (2,53 m contra 2,56 m). Já na largura e altura, a vantagem é do estreante com, respectivamente, 1,77 m e 1,57 m. Já o Nivus tem 1,75 m de largura e 1,49 m de altura.

Fiat Pulse Impetus [divulgação]
Fiat Pulse Impetus [divulgação]
Por conta da traseira mais longa, estilo cupê, o porta-malas do Nivus é maior com 415 litros contra 370 litros do Pulse. Já a vocação off-road é do Fiat: ele conta com ângulo de entrada de 20,4° e de saída de 31,6°, com vão livre do solo de 22 cm. O Volks, com pegada urbana, tem ângulo de entrada de 16,9°, ângulo de saída de 19,3° e vão livre do solo de 17,6 cm.

Volkswagen Nivus Highline [divulgação]
Volkswagen Nivus Highline [divulgação]
No peso, o Fiat Pulse Impetus marca 1.237 kg contra 1.199 kg do Volkswagen Nivus Highline.

Motor e câmbio

Fiat Pulse e Volkswagen Nivus usam motor 1.0 três cilindros turbo. A potência é levemente maior no italiano, que conta com 130 cv contra 128 cv. Já o torque é idêntico: 20,4 kgfm, mas o do Pulse chega a 1.700 rpm contra 2.000 rpm no Nivus.

Fiat Pulse Impetus [divulgação]
Fiat Pulse Impetus [divulgação]
O Fiat também é mais econômico, registrando com etanol 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada contra 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada do Volkswagen. Com gasolina, o SUV do Argo bate 12 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada, enquanto o derivado do Polo faz 10,7 km/l em perímetro urbano e 13,2 km/l nas rodovias.

Volkswagen Nivus Highline [divulgação]
Volkswagen Nivus Highline [divulgação]
Câmbio CVT com sete marchas simuladas é usado no estreante, enquanto o SUV cupê tem caixa automática de seis marchas tradicional. Ambos têm apenas tração dianteira.

Equipamentos

Pulse Impetus e Nivus Highline têm em comum a lista de equipamentos composta por quatro airbags (duplos frontais e laterais), câmera de ré, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, faróis full-LED (ainda que o Pulse tenha seta halógena), monitoramento de pressão dos pneus, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, frenagem autônoma de emergência e ar-condicionado digital de uma zona.

Fiat Pulse Impetus [divulgação]
Fiat Pulse Impetus [divulgação]
Eles ainda coincidem na presença de volante com ajuste de altura e profundidade, direção elétrica, limitador de velocidade, piloto automático, rodas de liga-leve de 17 polegadas, retrovisor eletrocrômico, bancos revestidos em couro, painel digital, faróis com acendimento automático, chave presencial e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay.

O Impetus tem a mais GPS embarcado, Android Auto sem fio (Nivus tem apenas CarPlay sem fio), acionamento do motor pela chave, assistente de permanência em faixa, assistente de farol alto e teto bicolor.

Volkswagen Nivus Highline [divulgação]
Volkswagen Nivus Highline [divulgação]
Já o Nivus contra-ataca com airbags de cortina (ausentes no Pulse, totalizando seis bolsas de ar no Volkswagen), indicador de fadiga, vetorização de torque e piloto automático adaptativo.

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