O Brasil teve seu auge de esportivos nacionais nos anos 1980, mas volta e meia as montadoras ensaiam um retorno ao tempero apimentado em modelos populares. Um movimento que parecia ter renascido com o Renault Sandero RS e ganhado força com o VW Polo GTS, nunca passou de fogo de palha. Mas o Fiat Pulse Abarth quer retomar isso.
Primeiro modelo da nova fase da Abarth no Brasil, o Pulse é também o primeiro SUV da divisão esportiva da Fiat. Diferentemente de outro Abarth produzido no Brasil no passado, o Stilo, o Pulse do escorpião não tem sequer um logotipo da Fiat. Ele segue a filosofia Abarth usada na Europa e promete bastante esportividade. Mas cobra R$ 149.990 por isso.
Powered by Abarth
Mecanicamente, ele tem o mesmo conjunto do Fastback Limited Edition Powered by Abarth, mas com acerto específico. O motor 1.3 quatro cilindros turbo entrega os mesmos 185 cv e 27,5 kgfm de torque de todos os Stellantis que usam esse conjunto (Renegade, Toro, Compass, Commander e Fastback).
Contudo, a marca italiana afirma que ele tem calibração específica para entregar maior disponibilidade de potência e torque. Isso fica claro no modo Poison, que é um acima do Sport. Nessa configuração, o Pulse Abarth já entrega 100% do torque a meio pedal. Como resultado, ele é o carro mais veloz da Fiat no Brasil, fazendo de 0 a 100 km/h em 7,6 s.
A Abarth também mexeu na suspensão, com nova geometria, barra estabilizadora dianteira mais grossa e amortecedores mais firmes (13% na dianteira e 12% na traseira). Ainda que a suspensão traseira seja eixo de torção, não independente como muitos esportivos, a Fiat garante que ela ficou 15% mais rígida torcionalmente.
O modelo ainda ganhou pneus 11% mais aderentes e novas rodas de liga-leve de 17 polegadas mais largas para ajudar na performance em curvas. Por falar nisso, o Pulse Abarth tem vetorização em torque. Como resultado, ele rola 10% a menos em curvas e tem comportamento mais traseiro.
Virada forte
A direção ficou 7% mais direta que antes e teve seu tempo de resposta diminuido em 51%. Como resultado, o subesterço também diminuiu em 11%, mas ela ficou mais firme para permitir uma tocada mais esportiva e divertida. O câmbio automático de seis marchas também mudou e tem trocas mais rápidas.
Ele conta com sistema de frenagem acentuado, onde as marchas são reduzidas mais cedo para diminuir a distância de frenagem usando freio motor. Novo sistema de escape trabalhado pela Abarth fez do Pulse um modelo com ronco bem mais esportivo. O conjunto é completado por uma saída dupla de escape.
Oficialmente o consumo com etanol é de 6,8 km/l e 8,8 km/l, respectivamente na cidade e na estrada. Já com gasolina, o SUV esportivo faz 10 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada.
Faixa vermelha
Visualmente o Fiat Pulse Abarth segue exatamente a mesma filosofia de design da divisão do escorpião. Elementos vistos antigamente no Punto Abarth estão lá, assim com os do 500 Abarth e do 124 Abarth. Prova disso é a combinação de retrovisor, faixa lateral e detalhes na dianteira em vermelho.
O tom é usado nas cores de carroceria Branco Banchisa, Cinza Strato e Preto Volcano. Já para a carroceria Vermelho Montecarlo, os detalhes trocam para preto ou cinza, dependendo da escolha do cliente. O para-choque é o mesmo do Fastback, mas com grade frontal diferente com entradas de ar maiores.
Ele ganhou para-lamas ainda mais largos que os do Pulse regular, enquanto na traseira há para-choque exclusivo com extrator de ar e saída dupla de escape. Diferentemente de outras versões do SUV, o Abarth não tem rack de teto. Outro elemento do Fastback é o console central com freio de estacionamento elétrico e porta-copos maior.
Elementos em vermelho dominam a cabine, com a introdução de costuras e friso no painel nesse tom. O volante é o mesmo que o Argo usava antigamente, com o logo do escorpião ao centro. Já o painel de instrumentos digital tem layout diferente de outros modelos da Stellantis, com introdução de medidores de força G, pressão do turbo e potência.
Topo de linha
Sendo agora a versão mais cara e sofisticada do Fiat Pulse, o Abarth vem recheado de itens de série. É equipado com quatro airbags, alerta de mudança de faixa, farol alto automático, frenagem autônoma de emergência, ar-condicionado digital de uma zona, chave presencial, vidros elétricos nas quatro portas e retrovisores elétricos.
É equipado ainda com volante com ajuste de altura e profundidade, faróis full-LED, sensor de estacionamento, câmera de ré, carregador de celular por indução, seletor de modo de condução, bancos revestidos em couro, controle de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa e freio de estacionamento eletrônico com auto-hold.
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