Atualmente com somente um carro elétrico em seu portfólio e poucos SUVs, a Fiat vai passar por um verdadeiro processo de renovação. Carlos Tavares, CEO da Stellantis, revelou parte dos planos da marca italiana, que incluem um sucessor unificado para Argo e novo Punto tendo como base Peugeot 208, Citroën C3 e Opel Corsa.
Para 2023, a Fiat confirmou o lançamento de dois novos carros totalmente elétricos. Ainda não foram revelados quais serão os modelos, mas o mais cotado é o 600. O modelo terá como base a plataforma do Peugeot 208, mas será totalmente elétrico. Servirá, basicamente, como um 500 de quatro portas com uma leve pegada de SUV.
Já o segundo Fiat elétrico que estreia em 2023, pode ser o Topolino. O modelo será a versão Fiat do Citroën Ami e do Opel Rocks-e. Dos dois, somente o 600 tem alguma chance de ser vendido no Brasil, visto que o Topolino e seus primos não tem airbags e, por isso, teriam sua comercialização proibida por aqui.
Novo Palio?
Até 2027, a Fiat prometeu que terá três SUVs e um novo hatch. Especificamente esse novo hatch será o sucessor do Argo e marcará o retorno do Punto. O modelo usará a mesma base CMP do Peugeot 208 e do Citroën C3, além do Jeep Avenger. A plataforma será usada em Betim, MG, para fazer a versão nacional a combustão do Avenger e o Jeep Renegade segunda geração.
Junte isso ao fato de que a Fiat já prometeu maior sinergia entre os modelos brasileiros e europeus e é quase certo que o novo compacto será um sucessor para Argo e Punto. É possível, inclusive, que um desses nomes seja mantido ou que Palio ou Uno retorne. Há também a possibilidade de um nome inédito.
Para a Europa, o novo Argo / Punto será totalmente elétrico, mas contará com versões híbridas leves enquanto a lei permitir. Já para o Brasil, o modelo contará com a atual gama de motores 1.0 e 1.3 da família Firefly com opções turbo e aspirada. Esse modelo poderá ser importado para o Brasil em versão totalmente elétrica, repetindo a estratégia do Peugeot 208.
Mais SUVs
A Fiat ainda terá a segunda geração do 500X, que seguirá derivada do Jeep Renegade. Já para o segmento superior, o nome Multipla voltará para um SUV de porte médio e possivelmente sete lugares. No Brasil, a Fiat seguirá com Fastback e Pulse para não concorrer diretamente com modelos da Peugeot e da Jeep.
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