![Fiat Fastback proporções [Divulgação / montagem: João Brigato] Fiat Fastback proporções [Divulgação / montagem: João Brigato]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2022/11/Fastback_edited-990x556.jpg)
Já reparou que o Fiat Fastback parece estranho de alguns ângulos? Muita gente reclama que as rodas parecem pequenas, mesmo sendo enormes com 18 polegadas. Apesar de inegavelmente ser um carro bonito e bem desenhado, há sempre um ponto em que parece que o SUV da Fiat tem algo de errado. E a resposta é só uma: falta de proporção.
Todos os carros seguem algumas regras e preceitos de proporção para que se tornem mais harmoniosos aos nossos olhos. É comum na hora de projetar um carro, usar a proporção áurea de Fibonacci para atingir uma maior harmonia a ponto de o cérebro instintivamente entender aquilo como algo belo.
Uma maneira que muitos designers usam para projetar os carros é a contagem de rodas (considerando também pneus) no comprimento total do modelo. Cada tipo de carroceria tem uma contagem de rodas diferentes para determinar melhor suas proporções. Os SUVs cupê, por exemplo, tendem a usar quatro rodas e meia na proporção.
A projeção abaixo exemplifica como ficaria o Fastback com a traseira mais curta seguindo a mesma proporção do Nivus e do X4. É uma mudança muito sutil, mas que quebra a sensação de falta de proporção que o modelo passa. O revés disso seria perder capacidade de porta-malas, um dos grandes trunfos do SUV.
Custo vs visual
Rodas maiores resolveriam esse problema? Não. Primeiro porque haveria necessidade de aumentar toda a caixa de roda, conjunto de pneus e com isso não seriam mais aproveitados os elementos estruturais do Pulse, Argo e Cronos. Além disso, na dianteira se perderia a harmonia com rodas exageradamente grandes.
Caso a Fiat tivesse feito a traseira mais curta, teria de fazer uma sessão posterior da plataforma diferente. Hoje ela tem uma para Pulse e Argo, outra para Fastback e Cronos. É diferente da Volkswagen que muda a parte traseira da plataforma MQB para Polo, Nivus e Virtus. Ou seja, uma justificável economia de custos, abrindo mão um pouco do design.
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