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Entre as grandes transformações que o mundo automotivo vem sofrendo nos últimos tempos a maior de todas é a dominação dos SUVs. Os hatches médios e minivans morreram por conta dos SUVs compactos. Mas será que os sedãs também vão enfrentar uma baixa futura por conta dos SUVs cupê? O Fiat Fastback talvez seja a resposta disso.
A real é que a Fiat só teve relevância no segmento de sedãs médios com o Tempra. O Marea até vendeu bem, mas acabou se tornando meme mais tarde. Já o Linea nunca se posicionou bem no mercado e foi um fiasco. É nítido que a marca não quer investir mais nesse segmento, mas não significa que não quer atingir a faixa de preço onde o Toyota Corolla está.
Para isso, juntou dois elementos diferentes em um carro. Partiu do Pulse, o primeiro SUV compacto da Fiat produzido e desenvolvido no Brasil. Mas trouxe elementos visuais do conceito Fastback do Salão do Automóvel de 2018, onde ele ainda era derivado da Toro. O resultado é um belo SUV com porta-malas gigantesco que faz inveja até ao Cronos.
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Mas o revés veio em espaço interno. O Fastback não recebe bem uma pessoa com mais de 1,80 m na traseira, a qual raspa a cabeça no teto e fica com pouco espaço para as pernas. Culpa do teto mais inclinado que sacrifica a praticidade e o espaço em nome do estilo. Mesmo com o banco com maior inclinação, é mais apertado que Pulse, Cronos e Argo.
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Pulsos de herança
Por mais que a Fiat evite dizer que o Fastback é derivado do Pulse, isso não é algo pejorativo. Afinal, tomou como base um modelo bem acertado para atrair um tipo diferente de público. O Fastback usa a mesma base MLA, chapas dianteiras e parte do interior do SUV compacto de entrada da marca.
A dianteira tem como diferenciação o para-choque (o mesmo que estará no Pulse Abarth) e os faróis full-LED. No Pulse a seta não é de LED, enquanto no Fastback houve a integração com a luz diurna. O que muda de verdade é da coluna B para trás, por conta do perfil cupê. Mas preciso admitir, nenhuma foto até hoje fez justiça ao carro ao vivo.
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Por dentro, o Fastback ganha elementos escurecidos para dar mais sofisticação. Mas o console central alto faz toda diferença. Ele tem mais porta-objetos e freio de estacionamento eletrônico – é um toque de Jeep ao Fiat mais sofisticado da linha e algo que deveria estar no Pulse. Volante, central multimídia e painel, contudo, são os mesmos do irmão menor.
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Veneno de escorpião
Nesse primeiro contato com o Fiat Fastback pudemos rodar somente com a versão topo de linha que tem nome maior do que o próprio carro: Limited Edition Powered by Abarth. É a única variante com motor 1.3 quatro cilindros turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. Exatamente o mesmo motor dos Jeep Renegade, Compass e Commander e da Fiat Toro.
A vantagem é que hoje é o carro mais leve a usar esse conjunto pareado com a transmissão automática de seis marchas. É interessante notar que esse 1.3 falta no Commander, fica justo no Compass, surpreende no Renegade e sobra no Fastback. Ele é um carro ágil, rápido e que acelera em medo de ser feliz. Chega aos 100 km/h em 8,1 segundos, segundo a Stellantis.
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A suspensão segue nessa tocada, com mais firmeza e melhor apetite para as curvas. Ele perdeu o jeito um pouco desengonçado que o Pulse tem, se comportando mais como um hatch grande. O lado off-road, porém, não foi esquecido. Enfrentamos trechos ruins com ele e o SUV não reclamou, deu fim de curso na suspensão ou deixou a cabine barulhenta.
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O único ponto, porém, fica para a transmissão. Ela já mostra sinais de cansaço, ficando indecisa na hora das retomadas e demorando mais tempo do que deveria para fazer reduções. Tem trocas extremamente suaves, mas deve em agilidade por conta da idade do projeto. Não é ruim, vale pontuar, mas dentro da Stellantis (vulgo Peugeot e Citroën) existem câmbios de seis marchas mais inteligentes.
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Veredicto
Cobrando R$ 149.990 pelo Fiat Fastback Limited Edition Powered by Abarth a Stellantis coloca seu modelo em uma sinuca de bico. Ele tenta tomar o lugar dos sedãs compactos caros demais e de alguns médios, ao mesmo tempo em que se mostra como uma alternativa mais urbana e até esportiva ao Jeep Renegade. Por fim, ainda tenta seduzir donos de Fiat Toro.
Bom de dirigir e com rodar refinado, ele pode ser um dos modelos mais vendidos da categoria se repetir o sucesso que o Pulse vem atingindo. A realidade é que ele tem potencial para o superar porque se diferencia mais do Argo do que seu irmão. Além disso, é um carro com ótimo porta-malas, apesar do escasso espaço interno.
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