Desde que o Fiat Pulse foi lançado no Brasil, muito se comparou ele ao Volkswagen Nivus. Até mesmo aqui no Auto+ já trouxemos esse embate, tanto em vídeo quanto em texto. Mas o verdadeiro rival do Nivus é o Fiat Fastback. Afinal, ambos são SUVs cupê baseados em hatches compactos.
Mais sofisticado que o Pulse, maior e com mais porta-malas, será que agora a Fiat vira o jogo contra a Volkswagen? Para o comparativo foram escaladas as versões mais sofisticadas de ambos os SUVs cupê com motor 1.0 turbo. O Fastback Impetus de R$ 145.490 encara de frente o Volkswagen Nivus Highline de R$ 141.890.
Conjunto mecânico
Balizando as motorizações pelos modelos 1.0, afinal o Nivus ainda não têm (e não sabemos o motivo) uma versão mais potente, o embate fica bastante justo. Afinal, os dois entregam 20,4 kgfm de torque em seus motores 1.0 três cilindros turbo. Há uma pequena vantagem para o Fastback em potência: 130 cv contra 128 cv do rival.
O que difere de fato entre eles é a transmissão. O Fastback usa câmbio CVT muito bem calibrado, enquanto o câmbio automático de seis marchas do Nivus já mostra sinais de cansaço. Ele é indeciso na estrada, mantendo quinta e sexta marcha em constante troca, enquanto o Fiat trabalha sempre na rotação ideal.
Consumo bastante próximo, mas com uma leve vantagem para o Nivus. Oficialmente o INMETRO declara com gasolina 12,1 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada para o Volkswagen contra 11,3 km/l e 13,9 km/l para o Fiat na mesma situação. Já com etanol o Nivus faz 8,3 km/l e 10,1 km/l, enquanto o Fastback marca 8,1 km/l e 9,7 km/l.
Pelo melhor casamento entre o motor e o câmbio, mesmo com uma diferença pequena de consumo, o Fiat Fastback leva a melhor nesse quesito.
Dirigibilidade e tecnologia de condução
Em tecnologia, ambos são bem servidos. Os dois trazem frenagem autônoma de emergência, faróis full-LED com acendimento automático, vetorização de torque, controle de tração e de estabilidade. Mas só o Nivus vem com piloto automático adaptativo, enquanto o Fastback tem assistente de manutenção em faixa.
Em um mundo ideal, ambos teriam os dois itens, afinal, são complementares. Só que o acerto dinâmico do Nivus é melhor. É um carro que transmite mais solidez ao volante, além de aparentar ter uma construção mais refinada. O rodar do Volkswagen é de um carro mais caro e pensado para o prazer ao dirigir.
Ele também é mais silencioso, tanto de motor, quanto de ruído de rodagem. O Fastback mantém seu 1.0 turbo quieto o tempo todo e com nenhuma vibração, mas o barulho dos pneus rolando é nítido. Além disso, o Nivus tem direção mais rápida e melhor acertada, não sendo tão leve quanto a do Fiat.
A única questão que dependerá de escolha do consumidor é a posição de dirigir. Como todo Volkswagen, o Nivus é mais baixo, esportivo e próximo ao chão. Ele não tenta artificialmente parecer um SUV. Ao contrário do Fastback que elevou exageradamente o assento e trouxe um capô alto para transmitir a sensação de um utilitário. Vitória do Nivus nesse quesito.
Itens de série
Em embate nas versões mais equipadas, Fiat Fastback e Volkswagen Nivus trazem em comum quatro airbags, chave presencial, faróis full-LED, sensor de chuva, assistente de partida em rampa, carregador de celular por indução, sensor de estacionamento dianteiro e traseiro, ar-condicionado digital de uma zona e vidros elétricos nas quatro portas.
Há ainda em ambos volante com ajuste de altura e profundidade, banco com ajuste de altura, retrovisores elétricos com rebatimento, painel de instrumentos digital e central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay sem fio.
Contudo, só o Fiat traz freio de estacionamento eletrônico, farol alto automático, alerta de mudança de faixa, alça pqp e partida remota. O Volkswagen, em contrapartida, tem farol com regulagem de altura, airbags de cortina, limpador do vidro traseiro, frenagem autônoma em manobras traseiras, piloto automático adaptativo e start-stop.
Com vantagens para um lado e desvantagens para o outro, a lista de itens de série dos dois SUVs cupês é tão próxima que o quesito apresenta empate técnico.
Visual
Inegavelmente Fiat Fastback e Volkswagen Nivus são SUVs bonitos. Mas o encanto do italiano se vai ao lado do alemão. Estilo é algo bastante subjetivo, mas as proporções mais harmônicas do Nivus, seu estilo mais contido que não tenta gritar ao mundo que é um SUV e elementos estéticos mais equilibrados revelam um conjunto mais agradável.
O mesmo vale para o interior, onde as linhas horizontalizadas do Volkswagen aparentam mais elegância e sofisticação. Ainda que o console elevado do Fiat passe a impressão de ser um modelo de categoria superior. Nesse ponto, a vitória é do Nivus.
Acabamento
Só que, se visualmente o interior do Nivus parece melhor, na hora de tocar nos materiais, o Fiat Fastback simplesmente o faz sentar no canto para chorar. A diferença de qualidade de acabamento é absurda. Ambos são lotados de plásticos duros, mas os usados no Volkswagen são ruins, cheios de rebarbas e de texturas simplórias.
A Fiat soube muito bem trabalhar com cores, texturas e materiais diferentes para dar um ar mais refinado ao Fastback. Salvo a parte prata do painel que usa plástico oco e ruim, o restante da cabine é bem melhor acabada que a do Nivus. Em especial a qualidade do couro e do volante que fazem o Fastback parecer um Audi perante o rival nessa situação.
O empate em qualidade interna vem nas telas. A central multimídia do Nivus e do Fastback tem tela de ótima definição, cheia de recursos, conectividade sem fio com smartphone e são, sem dúvida, referências na categoria. Só que o Fiat tem comandos físicos para o volume e atalhos mais fáceis que o Volkswagen.
Já o painel de instrumentos do Nivus tem tela maior, com mais informações dispostas ao mesmo tempo para o motorista. Contudo, o Fastback apresenta mais recursos e possibilidade maior de personalização das informações. É também um pouco mais fácil de mexer que o do rival. A vitória do Fiat Fastback nesse quesito é inegável.
Espaço
Como Fiat Fastback e Volkswagen Nivus são derivados de hatches compactos, não há muito milagre no interior. Os dois são apertados na segunda fileira, ainda que o alemão seja sutilmente mais espaçoso. O fato de os bancos dianteiros não serem obrigados a ficar em altura exagerada também ajuda na noção de espaço.
O troco retorna no porta-malas, com uma vantagem de 101 litros para o Fiat: 516 litros contra 415 litros do Volkswagen. Contudo, o piso do alemão é mais reto e tem área melhor aproveitada, além de tampa maior. As partes estruturais do Cronos expostas no Fastback atrapalham na acomodação de malas.
Nesse quesito, o Fastback ganha se sua prioridade for porta-malas. Mas se é o tipo de pessoa que leva mais passageiros do que carga, o Nivus vence.
Veredicto
Diferentemente do que aconteceu no comparativo entre Fiat Pulse e Volkswagen Nivus em que a vitória do modelo alemão foi fácil, com o Fastback a situação apertou. Ambos parecem carros bem mais caros do que de fato são e entregam uma experiência diferente no segmento graças ao perfil cupê.
A tecnologia é bem servida na dupla, assim como a boa performance de seus motores 1.0, que são econômicos e não decepcionam em performance. A diferença é muito sutil, mas o Nivus é melhor para dirigir e mais prazeroso no dia a dia, além de parecer mais sofisticado em sua construção.
Contudo, o Fastback apresenta interior mais refinado e detalhes estéticos, além do porte levemente avantajado, que dão a ele mais status. No fim das contas, a vitória do Volkswagen Nivus é no detalhe do detalhe e por ser R$ 3.600 mais barato. Mas é tão apertada, que se o visual do Fiat Fastback te agradar mais, pode ir sem medo de ser feliz.
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