Anos atrás a Fiat dizia que não faria SUVs no Brasil para abrir espaço para a Jeep. Chegamos em 2022, a Jeep tem três SUVs produzidos no nosso país e agora a marca italiana lança seu segundo modelo. Derivado do Pulse, o Fiat Fastback é o primeiro SUV cupê da história da marca e finalmente o verdadeiro rival do Volkswagen Nivus.
Visual
Ao comparar Pulse e Fastback, a diferença entre eles na dianteira está nos detalhes. O novato tem para-choque mais esportivo, com entrada de ar central e duas fendas laterais, que serão incorporadas também ao Pulse Abarth. Os faróis são full-LED, com seta integrada ao DRL, algo que não acontece no Pulse.
O que muda verdadeiramente entre eles é da coluna B para trás. O Fastback é mais esportivo, com teto curvado e vidro traseiro bem inclinado. A tampa do porta-malas tem um pequeno ressalto para deixar claro o perfil cupê, mas não há limpador na traseira. A placa fica na tampa do porta-malas, tal qual o Pulse.
Ele tem para-choque esportivo com falsa saída de escape dupla e extrator de ar. As rodas são sempre grandes: no mínimo 17 polegadas, chegando a 18 polegadas nas versões mais caras. As lanternas espichadas são de LED e conferem um visual mais elegante ao SUV cupê.
O interior é praticamente idêntico ao do Pulse, salvo pelo console central. No Fastback o console é mais alto, tem freio de estacionamento eletrônico e mais porta-objetos. O acabamento é em preto brilhante e há novo espaço do carregador de celular por indução com direito a uma saída de ar dedicada para não superaquecer o celular.
Motores e transmissões
Todo Fiat Fastback será vendido com motores turbo e câmbio automático. Assim, as versões de entrada Audace e Impetus serão equipadas com o mesmo 1.0 T200 três cilindros turbo do Pulse. Ele entrega 130 cv e 20,4 kgfm de torque, sendo o 1.0 turbo mais potente do Brasil, mas empatado em torque com o 1.0 TSI da Volkswagen.
Segundo a Fiat, a versão 1.0 turbo do Fastback chega aos 100 km/h em 9,4 segundos. Já o consumo marca 8,1 km/l na cidade com etanol e 9,7 km/l com o mesmo combustível na cidade. Já o Pulse consegue marcar 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada também com etanol. Ou seja, o Fastback faz 0,4 km/l a menos na cidade e 0,5 km/l a menos na estrada.
Já a versão Limited Edition Powered by Abarth traz um nome gigantesco acompanhado de um motor mais forte. Sai o 1.0 três cilindros turbo do Pulse, entra o motor da Toro (também usado pelos Jeep Renegade, Compass e Commander). Trata-se do 1.3 T270 quatro cilindros turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm de torque.
Esse é o 1.3 mais potente usado em qualquer carro vendido no Brasil, mas empata em torque com o 1.3 turbo da Renault. Oficialmente o Fastback 1.3 turbo acelera de 0 a 100 km/h em 8,1 segundos. Além disso, ele é o modelo da Stellantis mais econômico com esse motor: faz 7,9 km/l na cidade com etanol e 11,3 km/l com gasolina. Já na estrada a média é de 9,7 km/l e 13,6 km/l, respectivamente.
Os modelos 1.0 turbo usam transmissão automática do tipo CVT com sete marchas simuladas. Já a versão 1.3 turbo conta com o mesmo câmbio automático tradicional de seis marchas usado por Toro, Renegade, Compass e Commander em suas versões flex.
Itens de série e versões
A gama de versões do Fastback começa já na versão Audace, pulando a Drive presente no Pulse. Assim, o SUV cupê vem equipado com itens como faróis full-LED, freio de estacionamento eletrônico com função auto-hold, rodas de liga-leve de 17 polegadas, ar-condicionado digital de uma zona, sensor de estacionamento e câmera de ré.
Além disso traz quatro airbags, controle de tração e estabilidade, carregador de celular sem fio, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay, direção elétrica, vidros elétricos nas quatro portas, retrovisores elétricos, trocas de marcha atrás do volante e lanternas traseiras de LED.
Subindo para a versão Impetus, o SUV cupê ganha central multimídia de 10,1 polegadas (no Audace são 8,4 polegadas), rodas de liga-leve de 18 polegadas, painel de instrumentos totalmente digital, teto pintado em preto, sensor de estacionamento dianteiro, bancos revestidos em couro e interior escurecido.
A versão topo de linha Limited Edition Powered by Abarth agrega partida remota, chave presencial, frenagem autônoma de emergência, alerta de mudança de faixa, rodas escurecidas, grade dianteira e retrovisores em preto, além de substituir os cromados do para-choque e emblemas por cromo escuro ou preto fosco.
Preços
Audace – R$ 129.990
Impetus – R$ 139.990
Limited Edition Powered by Abarth – R$ 149.990
Medidas
Usando a mesma plataforma do Fiat Pulse, uma variante mais moderna da base de Cronos e Argo, o Fiat Fastback marca 4,43 m de comprimento, 1,54 m de altura e 1,78 m de largura, além do entre-eixos de 2,53 m. Assim, ele tem 34 cm a mais no comprimento quando comparado ao Pulse, mantém a largura e é 4 cm mais baixo.
Comparado ao Cronos, que até então era o maior modelo nessa base, o Fastback é 7 cm mais longo, 6 cm mais largo e 4 cm mais alto. O porta-malas carrega 516 litros na medida oficial do mercado, enquanto na medida Stellantis são 600 litros. Isso faz do Fastback o segundo maior porta-malas da Fiat hoje no Brasil. O Cronos ainda é o detentor do título com 525 litros.
Independentemente da versão, o SUV conta com ângulo de entrada de 20,4° e de saída de 24,3°. O vão livre do solo é de 21,8 cm, enquanto o tanque de combustível consegue carregar até 47 litros de gasolina e/ou etanol.
>>Fiat Fastback é o futuro dos sedãs sem ser sedã? | Impressões
>>Fiat não venderá a Landtrek no Brasil, mas sim a Peugoet
>>Honda revela versão final do seu Fiat Pulse e substituto do WR-V