O Fiat Cronos atingiu duas marcas importantes no último mês. Lançado em fevereiro de 2018, o sedã chegou aos cinco anos de mercado e alcançou a marca de 270 mil unidades vendidas na América do Sul. Desse total, cerca de 145 mil veículos foram comercializados no território brasileiro.
E o Cronos passa por sua melhor fase no Brasil. Em 2022, o sedã teve 42 mil unidades vendidas, número quase 50% maior que o de 2021. Porém, o mercado de maior sucesso do modelo é o da Argentina. Por lá, o três volumes é o líder absoluto de vendas, estando na ponta da tabela há 31 meses. Inclusive, a fábrica responsável pela produção do modelo fica em território argentino.
Talvez as mudanças promovidas na linha 2023 tenham ajudado na melhora das vendas. Se a reestilização foi discreta, as novidades mecânicas caíram como uma luva para o Cronos, que passou a ter novas versões de entrada e recebeu o câmbio automático CVT nos modelos mais completos.
Em julho passado, o modelo ganhou motor 1.0 Firefly três cilindros flex aspirado para substituir o Grand Siena. O motor é oferecido nas versões sem nome e Drive. É o mesmo motor usado no irmão Fiat Argo, no Peugeot 208 e no Citroën C3, entregando 77 cv e 10,9 kgfm de torque.
Há ainda opção do motor 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado. Esse motor acompanha o Cronos desde seu lançamento, mas recentemente foi atualizado e entrega 107 cv e 14,2 kgfm. Ele está disponível com câmbio manual de cinco marchas, igual ao 1.0 aspirado, ou CVT. As versões são Drive, S-Design e Precision.
>> Hyundai testa mini Creta: rival do Fiat Pulse ou novo HB20X?
>> Sucessor do Argo / novo Punto com base de Citroën C3 chega até 2027