Assim como aconteceu recentemente com o Hyundai HB20, os compactos Fiat Argo e Cronos zeraram no Latin NCAP. Por outro lado, o Volkswagen Taos é o primeiro modelo testado pelo órgão em seu novo protocolo a atingir proteção máxima de cinco estrelas. Mas o que aconteceu?
Recentemente o Latin NCAP passou a exigir mais dos carros testados, especialmente a inclusão de mais sistemas de segurança. Como consequência, modelos que antes tinham notas mais altas podem zerar com mais facilidade. O que foi o caso dos Fiat Argo e Cronos. Segundo o Latin NCAP, os modelos foram os piores na avaliação de pedestres.
O teste de atropelamento começou a ser feito em 2020 e, segundo o órgão, o problema é que os Fiat não contam com sistema de mitigação ou prevenção de contato com pedestres ou zonas de proteção. Outro problema para o rebaixamento é a não presença de controle de estabilidade como padrão, detetor de ponto cego ou manutenção em faixa.
Em impacto frontal, proteção média a baixa, enquanto no impacto lateral o resguardo foi considerado pobre. A falta de airbags laterais e de cabeça como item de série ajudou também a baixar a pontuação de Argo e Cronos. Já para crianças, a proteção foi considerada baixa por não atender as normas de sinalização.
Os irmãos compactos da Fiat atingiram 24,37% em Proteção de Ocupantes Adultos, 9,91% em Proteção de Ocupantes Crianças, 36,91% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% em Sistemas de Assistência à Segurança.
Segundo o próprio Latin NCAP, a Fiat já se pronunciou sobre o caso e afirmou que fará melhorias em Argo e Cronos. As alterações devem fazer parte da linha 2023, que terá a inclusão de câmbio automático CVT e novas versões. Mais itens de série de segurança devem ser inclusos.
Taos cinco estrelas
Do outro lado da moeda, temos o Volkswagen Taos com a maior nota do Latin NCAP desde que os novos critérios foram estabelecidos. O SUV atingiu 90,23% em Proteção de Ocupantes Adultos, 89,90% em Proteção de Ocupantes Infantis, 60,61% em Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 85,04% em Sistemas de Assistência à Segurança.
Segundo o Latin NCAP, o Volkswagen Taos possui todos os itens de segurança obrigatórios pelo órgão em pelo menos 50% do volume de produção. São equipamentos como frenagem autônoma de emergência, controle de estabilidade, seis airbags, entre outros. A presença de alerta de ponto cego também foi elogiada.
O Latin NCAP testou tanto a versão mexicana quanto a argentina do Volkswagen Taos. Apesar das diferenças de motorização (1.4 aqui e 1.5 lá), o SUV médio obteve notas idênticas de proteção em todas as avaliações.
>>Toyota Yaris: 1 estrela no Latin NCAP, mas pode não ser o brasileiro
>>Ford Ka e Hyundai HB20: zero estrelas no último teste do Latin NCAP
>>Latin NCAP muda critérios e obter 5 estrelas ficará mais difícil