As parciais de maio revelaram uma enorme surpresa: pela primeira vez desde que foi lançado, o Fiat Argo se tornou o carro mais vendido do Brasil. O hatch compacto italiano vem crescendo mês a mês: se antes ele disputava colorações mais baixas com o Volkswagen Polo, ele agora rouba do Chevrolet Onix a coroa do mercado nacional.
O Argo tem vantagem larga frente à sua irmã Fiat Strada, modelo mais vendido do Brasil desde a queda do Onix. São três fatores, basicamente, que levaram a esse feito. A Fiat mexeu em alguns itens e versões e deixou o pacote do Argo mais interessante.
Além disso, a produção reduzida do Onix fez com que muitos clientes migrassem dele para o compacto da Fiat. Há ainda de notar que a marca tem investido forte em voltar a ter a liderança de mercado. Algo que de fato está acontecendo, considerando ainda que ela tem três carros entre os dez mais vendidos (cinco se considerar o grupo Stellantis).
E pensar que em abril, o Fiat Argo estava na décima colocação, enquanto o Chevrolet Onix ficava em sétimo lugar. Na primeira quinzena de maio, no entanto, o modelo da GM nem aparece mais entre os mais vendidos. Assim, o Chevrolet mais emplacado do Brasil, segundo dados da Fenabrave, foi o SUV compacto Tracker.
Trocas de posições
Junto ao deslize do Onix, a Fiat Toro também ficou de fora do top 10. Isso se deve ao momento de transição da picape. As primeiras unidades reestilizadas já estão chegando às concessionárias. Com isso, o modelo antigo tem sido deixado de lado nas negociações para a espera da nova Toro. Fora do top 10, ela vendeu 1.600 unidades em maio.
Quem também passa por esse momento é o Jeep Compass. Mas o SUV médio conseguiu se manter na nona colação na quinzena – a mesma do mês passado. Já o Hyundai Creta disparou da oitava posição para o quarto lugar. Só não foi o SUV mais vendido do Brasil por causa do Jeep Renegade, que estacionou no terceiro lugar depois de sair do quinto.
Em compensação, o Hyundai HB20 caiu da medalha de bronza para o sexto lugar, mantendo uma posição abaixo do Fiat Mobi, que também caiu. Volkswagen Gol desceu uma posição e o T-Cross surgiu na décima colocação.
Carros mais vendidos do Brasil na primeira quinzena de maio
- Fiat Argo – 5.325 unidades
- Fiat Strada – 4.846 unidades
- Jeep Renegade – 3.933 unidades
- Hyundai Creta – 3.905 unidades
- Fiat Mobi – 3.902 unidades
- Hyundai HB20 – 3.221 unidades
- Volkswagen Gol – 3.204 unidades
- Chevrolet Tracker – 2.908 unidades
- Jeep Compass – 2.677 unidades
- Volkswagen T-Cross – 2.541 unidades
>>Progetto 363: como o novo SUV da Fiat se diferencia do Argo?
>>Fiat Argo S-Design democratiza tecnologia de versões caras – Avaliação
>>Fiat comemora com Strada, Mobi e Toro vendendo mais que Onix em abril