A Fiat já está produzindo as unidades reestilizadas do Fiat Argo 2023 e encaminhando às concessionárias. Isso pode ser uma das justificativas pelas quais o Citroën C3 teve seu lançamento adiado novamente. Como o Argo é um dos principais modelos de volume da Stellantis no Brasil, a Fiat resolveu não arriscar na reestilização.
O Fiat Argo 2023 mudou apenas a dianteira e parte do interior. Um flagra que circula pela internet mostra que a única mudança frontal que o modelo recebeu foi no para-choque frontal. Ele é totalmente novo e traz agora parte inferior em preto, bem no estilo SUV, mas a entrada de ar agora é integrada.
Um forte frio em L dá robustez ao estilo renovado do Argo, que ainda tem nova grade frontal com elementos estilo colmeia e desenho levemente diferente de antes. A Fiat flag está do lado direito, próxima aos faróis que não mudaram. A traseira segue intacta e sem novidades para a linha 2023. Já por dentro, o Argo recebeu volante de Pulse e só.
Argo CVT
Mas a grande novidade está debaixo do capô. Desde que a Fiat aposentou o jurássico motor 1.8 E.torQ, o Argo (e seu irmão Cronos por consequência) perdeu a opção de transmissão automática no Brasil. Ele teve uma variante sem pedal de embreagem com motor 1.3 Firefly, mas era o polêmico automatizado GSR, uma versão evoluída do Dualogic.
A estrela da linha passará a ser um conjunto mecânico que estreou no Pulse e depois migrou para a Strada: o 1.3 Firefly com câmbio CVT. Recentemente atualizado por conta do Proconve L7, o motor 1.3 quatro cilindros aspirado entrega 107 cv e 13,7 kgfm de torque e sempre foi associado à transmissão manual de cinco marchas no Argo.
Para a linha 2023, tanto ele quanto o Cronos terão como opção a caixa automática CVT. Haverá ainda Argo e Cronos com motor 1.3 e câmbio manual, mas a opção CVT deverá se tornar a mais procurada da linha. O 1.0 Firefly três cilindros aspirado faz sua estreia no sedã, mirando uma substituição do Siena, enquanto no hatch se mantém como opção de entrada.
Nesse caso, são 75 cv e 10,4 kgfm de torque, mas só pareado à transmissão manual de cinco marchas. Existe pouca chance de que o Fiat Argo receba uma versão 1.0 turbo nesse momento. A Fiat deve deixar a opção turbinada para o Pulse e futuramente para o Peugeot 208.
Contudo, o Argo pode ser um dos modelos prometidos pela marca para se transformar em Abarth. Nesse caso, já pularia direto para o motor 1.3 quatro cilindros turbo de 185 cv. Esse conjunto será usado no Pulse Abarth e também em algumas versões do Fastback no Brasil.
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