Se existe um grupo com agenda lotada de lançamentos no Brasil, esse é a Stellantis. O ano começou com a revelação da RAM 3500 em nosso país e já tem agendadas as estreias de Citroën C3, Jeep Compass 4xe e Abarth Pulse. Mas vem mais por aí, bem mais. Tanto que a Fiat terá seis lançamentos no Brasil até o fim do ano.
Fontes ligadas à marca revelaram que a agenda de lançamentos da Fiat está cheia e conta, inclusive, com dois carros inéditos. A marca investirá forte em nosso mercado com renovação de modelos já feitos por aqui. A ordem dos lançamentos ainda não foi revelada, mas o Auto+ antecipa quais serão as 6 estreias da Fiat no Brasil em 2022.
Argo
O flagra que abre essa matéria, cedido pelo Motor1, é um dos mais importantes da lista. O hatch compacto Argo estreou em 2017 e desde então apenas trocou o logotipo da grade frontal. Em geral, os carros passam por reestilizações a cada três ou quatro anos de mercado – o Argo acumula 5 sem mudanças.
Por isso, a Fiat tratara de dar um tapa visual nele para marcar também mudanças mecânicas. As mudanças são sutis, com novo para-choque dianteiro, grade frontal diferenciada, novas calotas e, talvez, disposição nova dos elementos da lanterna traseira. Por dentro, volante de Pulse e nova central multimídia.
A grande mudança, entretanto, estará no conjunto mecânico. O Fiat Argo 2023 finalmente receberá o câmbio CVT já presente no Pulse e na Strada. Ele será combinado ao motor 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado de 107 cv e 13,7 kgfm. Um Argo 1.0 turbo também tem chances de aparecer.
Cronos
Seguindo seu irmão Argo, o Fiat Cronos 2023 também será apresentado nesse ano com mudanças visuais. O sedã compacto terá alterações de para-choque e receberá o volante do Pulse. Mas a maior novidade está na inclusão de motor 1.0 na gama. Como o Grand Siena morreu, caberá ao Cronos ser o único sedã da Fiat no Brasil e abranger uma maior faixa de preço.
Com isso, o Cronos passará a ser vendido em versões com motor 1.0 Firefly três cilindros aspirado de 71 cv e 10 kgfm de torque. O 1.3 Firefly continua, mas terá como novidade a inclusão de variantes com câmbio CVT.
Já motor 1.0 turbo tem mais chances de aparecer no Cronos do que no Argo. Até porque o hatch compacto poderia atrapalhar as vendas do Pulse caso ganhe o motor turbinado. No caso do Cronos, nenhuma outra marca do grupo Stellantis vende algum tipo de sedã hoje. Ou seja, o caminho está livre para ele ter versões mais fortes e sofisticadas. Quem sabe um Abarth?
Abarth Pulse
Por falar em Abarth, um dos seis lançamentos já confirmados é o Pulse picado pelo escorpião. Revelado no BBB 22, o SUV esportivo terá visual exclusivo com para-choques modificados, interior (ainda não revelado) mais sofisticado e com pegada esportiva, além de acertos de suspensão e freios preparados.
O motor será o 1.3 T270 turbo flex já usado pela Fiat na Toro e pela Jeep em Renegade, Compass e Commander. São 185 cv e 27,5 kgfm de torque, que serão muito bem aproveitados por um carro bem leve e que deve esbanjar força. O câmbio será automático de seis marchas, mas seria bem-vindo um manual também.
Fastback
Um dos dois carros inéditos que a Fiat lançará no Brasil nesse ano será o Fastback. Derivado do Pulse, o SUV cupê terá preço de Jeep Renegade, mas será uma alternativa mais urbana e esportiva do que o primo, que pende para o lado off-road. A dianteira será a mesma do Pulse, enquanto a traseira apresentará um visual mais esportivo.
Esse, de fato, será o real concorrente do Volkswagen Nivus, enquanto o Pulse brigará com o futuro Gol SUV. Por mirar em um degrau acima do Pulse, ele terá um pouco mais de sofisticação, como freio de estacionamento eletrônico e itens de tecnologia extras. Os motores serão somente turbo: 1.0 (já usado no Pulse) e 1.3 que virá no Abarth Pulse.
Scudo
Prepare-se que o primeiro Fiat que era um Peugeot será vendido no Brasil. A Stellantis já começou os preparativos para a fábrica uruguaia que faz os furgões Peugeot Expert e Citroën Jumpy iniciarem os trabalhos para um terceiro modelo. Estou falando especificamente do Fiat Scudo. Que terá, inclusive, versão elétrica vendida no Brasil como acontece com os irmãos.
Já revelado na Europa, o modelo é a versão Fiat dos furgões que tomaram o lugar da Volkswagen Kombi no Brasil. As mudanças são muito sutis, com grade frontal diferente e logotipos da marca italiana. Resta a dúvida se o logo vermelho, já abandonado pela divisão brasileira, estará presente no Scudo a ser vendido por aqui como acontece na Europa.
Ducato
Finalmente a reestilização de 2014 da Fiat Ducato será oferecida no Brasil. O modelo vendido por aqui é importado do México, onde a Stellantis faz também a RAM ProMaster. Como a variante da RAM acabou de ser reestilizada, o caminho natural é que a Ducato também passe pelas mudanças. O visual do modelo oferecido no Brasil é de 2006.
A vantagem é que a RAM ProMaster já recebeu o interior mais sofisticado com central multimídia e painel de instrumentos digital que estreou na Fiat Ducato europeia nesse ano. Ou seja, o nosso modelo também terá a grade frontal renovada e a cabine com estilo mais sofisticado. O volante será o mesmo do Jeep Compass e a central virá do Pulse.
>>Mais 5 versões de alto custo de carros feitos no Brasil
>>5 versões de alto custo de carros feitos no Brasil
>>Fiat baixa preço se seus carros no Brasil: de Mobi e Pulse até Toro