Se engana quem pensa que os carros superesportivos não precisem passar por recall, a Ferrari SF90 somente em 2023 precisou de dois deles. O primeiro foi em março deste ano, quando a montadora italiana chamou 13 unidades para verificação do tamanho do banco do passageiro e a possibilidade do airbag, quando aberto, atingir as cadeirinhas infantis. Agora, em outubro a marca chamou o mesmo modelo devido ao alto risco de incêndio.
Desta vez o chamado de retorno às lojas é bem maior. A Ferrari chama os donos do esportivo produzido entre novembro de 2022 até o início de setembro de 2023, isso engloba mais de 614 carros. A marca pôde confirmar que o problema está na fabricação incorreta do tubo de distribuição de óleo do turbocompressor.
Este item, produzido pela empresa T.ERRE SRL, foi produzido com espessura reduzida. Dessa forma, pode ocorrer vazamento de óleo nas peças quentes do motor, o que faz aumentar o risco de incêndio. O problema é que o tubo produzido não foi feito especificamente para a Ferrari SF90, mas foi entregue para a montadora e já instalado nos modelos produzidos. As peças que necessitam de verificação possuem o número 925718 e 923390.
SF90 tem motores e potência de sobra
O SF90 possui nada menos do que três motores. O propulsor movido a combustão rende 780 cv e 81,6 kgfm de torque. Já os motores elétricos dianteiros, desenvolvem 55 cv cada um e há ainda um propulsor traseiro de 110 cv. A potência combinada do superesportivo é de 1000 cv. Sua autonomia no modo elétrico é de 25 km e a bateria tem capacidade de 7,9 kWh. A velocidade máxima é de 340 km/h e o 0 a 100 km/h é feito em apenas 2,5 segundos.
Quem descobriu o risco de incêndio foi a própria fabricante italiana, em uma revisão de pré-produção, ocorrida em julho deste ano. A luz de advertência da pressão do óleo e uma mensagem no painel de instrumentos, alertaram a Ferrari sobre o problema no SF90. A substituição da peça duvidosa por uma nova é gratuita e os veículos produzidos a partir de 19 de setembro de 2023, já saem de fábrica com o item correto. O modelo tem preços a partir de R$ 4 milhões na versão Stradale.
Você já andou em uma Ferrari? Gostaria de dar uma volta no superesportivo? Conte nos comentários.
.
>>BYD Seagull de R$ 100 mil é flagrado em testes no Brasil