Uma pequena cidade da Islândia adotou um método para os motoristas respeitarem mais a faixa de pedestres e, consequentemente, reduzir os acidentes nesses locais. Essa é o município de Ísafjörður, que se tornou conhecido nas redes sociais após uma empresa local pintar em um cruzamento uma faixa de pedestres 3D.
Segundo Gautur Ívar Halldórsson, CEO da Vegamálun (empresa responsável por pintar a faixa), a ideia surgiu em setembro e foi inspirada em Nova Déli — capital da Índia que já faz o uso das faixas de pedestres tridimensionais. Abaixo, confira o vídeo dos detalhes da faixa de pedestres:
“Uma passagem de pedestres como essa faz parecer que tem algo bloqueando a estrada”, disse Gautur ao jornal local Vísir. A intenção é que o efeito 3D da faixa de pedestres faça com que os motoristas reduzam a velocidade, pois a ilusão de ótica causa a sensação de as faixas estarem mais altas do que realmente estão. Ainda de acordo com o jornal, foram necessárias poucas semanas para se conseguir todas as licenças com as autoridades de transporte e segurança da cidade para sua implementação.
Fora a Índia e a Islândia, outras países como Rússia e China têm faixas de pedestres 3D sendo testadas em suas vias. No entanto, ainda não há qualquer tipo de estudo que comprove a eficácia delas no trânsito já que, com o tempo, os motoristas poderiam se acostumar e a ilusão de ótica ir perdendo seu efeito.
Veja mais:
>> Estacionar em vaga de deficiente e idoso em shopping agora rende multa
>> Hyperloop: Brasil pode ter centro de desenvolvimento de “trem” supersônico