Destaque

Exclusivo: Suzuki é outra marca que vai apostar em modelos híbridos no Brasil

Assim como a Mitsubishi, a Suzuki vai apostar em veículos eletrificados para aumentar seu espaço no mercado brasileiro

Suzuki S-Cross Hybrid [divulgação]
Suzuki S-Cross Hybrid [divulgação]

A Suzuki é outra marca japonesa que precisa urgentemente de novidades no Brasil. Atualmente, a montadora conta apenas com o Jimny Sierra no país, e como o pequeno SUV é importado, o volume de vendas é baixo, mesmo com as recentes novas versões lançadas para o carro.

Só que isso vai mudar nos próximos anos, já que a partir de 2025 a marca vai ter carros híbridos no Brasil. E não é uma coincidência que a Suzuki queira investir em modelos eletrificados ao mesmo tempo que a Mitsubishi. Afinal, as duas empresas são representadas pela HPE no mercado brasileiro, e dividem a fábrica de Catalão (GO).

Por mais que o Jimny seja importado, algumas partes dele são feitas na fábrica goiana. As rodas e algumas peças da dianteira são exclusivas para o mercado brasileiro, e precisam ser feitas na fábrica de Goiás. 

Suzuki S-Cross Hybrid [divulgação]
Suzuki S-Cross Hybrid [divulgação]

Entretanto, não está nos planos da Suzuki nacionalizar o Jimny Sierra, já que o baixo volume de vendas não justifica o investimento necessário em manufatura. E como o pequeno modelo ainda não tem uma versão híbrida no exterior, é provável que o modelo escolhido para o Brasil seja outro.

Possíveis escolhidos pela Suzuki

Um modelo que está quase certo para chegar ao Brasil é o novo S-Cross. Lá fora, o SUV utiliza o motor 1.4 turbo de 127 cv acompanhado pelo sistema híbrido leve, além de uma versão 1.5 híbrida convencional. Outra possibilidade é o Suzuki Grand Vitara indiano, feito pela Maruti-Suzuki em parceria com a Toyota.

Maruti Suzuki Grand Vitara [divulgação]
Maruti Suzuki Grand Vitara [divulgação]

Apesar do nome Vitara, ele não tem nada a ver com o carro que já foi vendido no Brasil. Trata-se de um projeto voltado para países emergentes e desenvolvido totalmente na Índia. Há versões com motor híbrido convencional e híbrido-leve. Além disso, o modelo é vendido também como Toyota.

Por essas características, pode ser que o Maruti Suzuki Grand Vitara seja até escolhido para o Brasil. Entretanto, a marca japonesa não vai parar nos modelos com essa tecnologia, e pretende lançar um carro elétrico no mercado brasileiro depois de 2025. 

Suzuki Jimny Sierra 4Style [divulgação]
Suzuki Jimny Sierra 4Style [divulgação]

Como a fonte garantiu um carro híbrido para daqui dois anos, tanto o S-Cross híbrido quanto o Maruti Grand Vitara estão no páreo. Vale lembrar também que a fabricante anunciou o lançamento de cinco carros elétricos na Europa até 2030, incluindo o Jimny, o que pode fazer com que algum deles também venha para o Brasil em algum momento.

>> Mitsubishi mostra L200 Triton 2024 Ralliart com camuflagem

>> Suzuki Jimny 4 portas pode chegar ao Brasil em 2024

>> 5 carros com fama de indestrutíveis