Através de uma matéria na Forbes e repercutida em seu LinkedIn, a Stellantis anunciou que terá carros híbridos no Brasil muito em breve. O grupo que controla Peugeot, Citroën, Fiat, Jeep e Ram produzirá carros eletrificados por aqui e o primeiro lançamento acontece já em 2024. Mas o Auto+ descobriu que Renegade, Commander e Toro serão eletrificados.
O grupo deixou claro na matéria que tem prontos sistemas híbridos do tipo comum (HEV), plug-in (PHEV) e semi-híbrido ou híbrido leve (do tipo Belt Starter Generator, ou seja, um motor elétrico pequeno que substitui o alternador). Além disso, que todos os três conjuntos eletrificados poderão ser usados pelas plataforma MLA, CMP ou Small Wide no Brasil.
Investigando mais a fundo, o Auto+ descobriu com fontes ligadas à marca que três modelos híbridos plug-in serão produzidos no Brasil. É possível que só um deles entre nessa conta de lançamentos para 2024, fazendo com que os outros dois cheguem depois para aumentar a linha de eletrificados da marca. O Renegade é, certamente, para mais tarde.
Compass 4xe foi laboratório
O que há de certo é que o Jeep Commander e a Fiat Toro, produzidos na plataforma Small Wide terão o conjunto 4xe do Compass híbrido importado. O Compass seguirá vindo da Itália na versão híbrida e a vinda da caríssima versão eletrificada serviu como laboratório para a marca nacionalizar o sistema e o aplicar em modelos nacionais com potencial maior.
No Commander, a Jeep finalmente terá um rival para o CAOA Chery Tiggo 8 PHEV e será dona do único SUV de sete lugares híbrido produzido no Brasil. Além disso, vai sanar a questão de falta de potência que hoje o SUV sofre, tanto nas versões diesel, quanto nas gasolina. Ainda que, para isso, o reforço esteja vindo com novos motores.
Já a Fiat Toro fará com que a Ford Maverick Hybrid perca a exclusividade do segmento. Por ser produzida no Brasil, ao contrário da rival, é esperado um preço mais baixo. Além disso, a Toro 4xe poderá fazer com que o motor diesel 2.2 seja descartado para a picape intermediária, a fim de abrir mais espaço para a Titano.
Mais tarde por causa da plataforma
Por fim, o Jeep Renegade híbrido será o que mais demorará a chegar. Até porque o conjunto eletrificado será diferente do a ser usado no Commander 4xe e na Toro 4xe. O motivo é que o Renegade 4xe só surgirá depois de 2025, quando estreia a segunda geração. O novo modelo será feito em Betim, MG e usará plataforma de Peugeot 208 e Citroën C3.
Fora do Brasil, o Jeep Avenger já é testado em uma versão 4xe que usa motor elétrico na dianteira e na traseira, mas a proposta é futuramente ter uma versão 1.2 turbo com motor elétrico atrás. Para o Brasil, é mais provável que o futuro Renegade 4xe use motor 1.0 três cilindros turbo combinado a um elétrico no eixo posterior. Mas esse fica só para depois.
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