O que começou como um projeto em comum entre Changan e Peugeot, expandiu para algo muito além dos planos originais das duas montadoras. Fontes ligadas à Stellantis revelaram com exclusividade ao Auto+ que a Peugeot Landtrek ganhará uma terceira derivada além do modelo da Fiat confirmado para o Brasil. E quem a fabricará será a RAM.
A ideia da inédita RAM Landtrek (que obviamente não terá esse nome) é servir como modelo de entrada da marca do carneiro. Ela será a caminhonete mais barata da RAM por aqui, ficando abaixo da monobloco 291 que está em fase final de desenvolvimento para o Brasil.
As três Landtreks (da Peugeot, da Fiat e da RAM) serão produzidas em Montevidéu, no Uruguai, na fábrica da Nordex. A planta é responsável pela produção de veículos comerciais de várias marcas, o que inclui Ford Transit, Peugeot Expert, Citroën Jumpy, Fiat Scudo e Kia Bongo.
A caminhonete da Peugeot terá sua produção iniciada por lá neste ano junto da Fiat, que ainda não tem nome divulgado. Do modelo do leão para o italiano, haverá pouquíssimas modificações: troca de logotipos, nomes e, se muito, um novo volante e uma nova grade frontal.
Já a RAM Landtrek passará por modificações bem mais extensas. Segundo fontes, ela será lançada exatamente um ano depois da derivada Fiat. Ou seja, espere para algo entre o final de 2024 e o começo de 2025. A dianteira será toda modificada, enquanto a traseira deve ganhar mudanças nas lanternas. O interior será modificado para perder o ar de Peugeot.
Escada de caminhonetes
A grande questão é como a Stellantis encaixará essa nova caminhonete em sua linha de produtos. Dentro da própria RAM haverá uma grande bagunça por causa dela. A Landtrek funcionará como modelo de entrada, mas construída com chassi sob carroceria e só com motores diesel.
Acima dela teremos a 291 (anteriormente informalmente chamada de Dakota). Ela é monobloco, derivada da Fiat Toro, mas que terá no acabamento luxuoso seu grande chamariz. O porte será o mesmo da Landtrek, mas entregando uma pegada mais urbana e luxuosa contra a postura de trabalho e campo da irmã originalmente Peugeot.
Acima da dupla, temos a Classic, já de porte grande. Contudo, recentemente o CEO da RAM declarou que a marca trabalha em ressuscitar a Dakota. A caminhonete média terá construção chassi sob carroceria e será global para brigar com Toyota Hilux / Tacoma, Chevrolet S10 / Colorado e Ford Ranger.
Considerando a Stellantis, a RAM Landtrek ainda terá o fogo amigo vindo de sua quase gêmea da Fiat, além de enfrentar a prima Peugeot em mercados fora do Brasil. O segmento de caminhonetes médias do grupo ainda tem a Jeep Gladiator, mas com preços bem acima da categoria que a novata estará inserida.
Chinesa, francesa ou uruguaia?
A base para todo esse projeto surgiu em 2019 como Changan Kaicene F70 e como Peugeot Landtrek. Ambas foram desenvolvidas em conjunto visando o mercado chinês, mas com maior parte da então PSA no projeto – tanto que o interior tem estilo típico da Peugeot, ainda que sem usar o conceito i-Cockpit de painel acima do volante.
Ela é produzida hoje na China, Tunísia, Nigéria, Ghana, Kenya e, em breve, no Uruguai (não necessariamente todos esses países produzem a Landtrek e a Kaicene, mas pelo menos uma delas). Ela conta com 5,33 m de comprimento, 1,92 m de largura e 1,81 m de altura.
Nos mercados em que é oferecida, traz cinco opções de motores, sendo três diesel. As versões de topo trazem um 1.9 quatro cilindros turbo diesel de 150 cv e 35,7 kgfm de torque. O 2.4 quatro cilindros turbo gasolina tem opção de 221 cv e 32,6 kgfm ou 214 cv e os mesmos 32,6 kgfm.
Há também opção 2.5 quatro cilindros turbo diesel com 152 cv e 36,7 kgfm ou 131 cv e 32,6 kgfm (o mesmo torque do motor 2.4 gasolina). Todos os motores podem usar câmbio manual ou automático, sempre com seis marchas. Para o Brasil, tanto a versão Fiat, quanto a RAM, devem ganhar um novo motor diesel com pelo menos 200 cv, já que é mandatório no segmento.
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