Recentemente aqui no Auto+ desvendamos todas as cores que a nova Ram 291 terá no Brasil. Mas uma nova informação obtida por nossas fontes revelou uma notícia não tão animadora. A nova caminhonete brasileira estreará com motor diesel velho, para depois trocá-lo por um novo.
A Stellantis já está desenvolvendo um novo 2.2 quatro cilindros turbo diesel com mais de 200 cv para o Brasil. Contudo, ele não ficará pronto à tempo de lançá-lo na Ram 291. Além disso, o atual motor 2.0 quatro cilindros turbo ainda dá conta do recado e está dentro dos limites de emissão de poluentes exigidos pelo Proconve L7.
Novo protocolo
Hoje, um carro diesel pode emitir até 320 mg/kg de Nmog (gases orgânicos e não metanos) e de Nox (óxido de nitrogênio). O atual motor 2.0 quatro cilindros turbo diesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, no acerto feito para o Jeep Commander, está em conformidade com esses parâmetros estipulados pelo governo.
Contudo, a partir de 2025, quando entra o Proconve L8, esse motor não mais atenderá. Daqui há dois anos, os carros diesel poderão emitir somente 140 mg/km dos gases tóxicos anteriormente mencionados. A queda brusca nos poluentes fará com que o antigo 2.0 turbo diesel não atenda mais às exigências, mesmo com o atual uso de Arla 32.
Por conta disso, ele será aposentado em favor de um novo 2.2 quatro cilindros turbo diesel que já está em desenvolvimento. Originalmente ele deveria estrear na Ram 291, mas não ficou pronto à tempo. Isso também coloca em dúvida qual será o motor usado pela Fiat Titano, já que esse 2.2 também era especulado.
O novo motor diesel substituirá o 2.0 em todos os carros da Stellantis que atualmente fazem uso dele. Ou seja, teremos o novo motor nos Jeep Compass e Commander, além da Fiat Toro e da futura Ram 291. Como em 2025 o Jeep Renegade já terá migrado para a plataforma CMP da Peugeot e transferido de produção para Betim, ele não terá o novo motor diesel.
Números do novo motor 2.2 diesel da Stellantis ainda não foram revelados. Contudo, esperamos que ele tenha mais de 200 cv e pelo menos algo próximo de 50 kgfm de torque. Visto que esses números se tornaram patamares essenciais para o segmento de caminhonetes médias e carros com motor diesel.
Commander gasolina
Vale ressaltar que os Jeep Commander que estão em testes nas ruas atualmente com saída dupla de escape não estão equipados com o novo motor diesel. A realidade é que o SUV receberá, provavelmente na linha 2025, o motor 2.0 turbo a gasolina que estreia na Ram 291 ainda neste ano.
O Jeep Commander, antes de receber o novo motor 2.0 a gasolina, terá uma versão mais barata no Brasil. Para a linha 2024, que estreia em breve, o SUV terá a nova versão Longitude, para atuar abaixo da Limited. A variante terá motor 1.3 quatro cilindros turbo flex e 2.0 quatro cilindros turbo diesel.
É possível que essa versão de entrada permaneça com o 1.3 turbo quando o Commander ganhar o novo 2.0 turbo a gasolina. Afinal, é uma variante de proposta mais barata e não faria sentido ser lançada agora com o 1.3 turbo flex, para durar um ano e sair de linha ao chegar o 2.0 turbo a gasolina.
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