Anote em sua agenda: a segunda semana de novembro será a data em que as primeiras RAM Dakota serão produzidas em Goiana, Pernambuco. Mas não se empolgue achando que logo elas irão para as concessionárias. Essa será a primeira vez que a linha de montagem ensaia para a futura produção de fato da caminhonete.
Esse processo de validação de produção ocorre em estágios intermediários de um projeto, onde toda a parte visual já está concluída. Ou seja, o design final da RAM Dakota já está fechado, mas os acertos mecânicos ainda podem mudar. Para entender se está tudo certo com a fábrica para iniciar a produção, a montadora faz um ensaio prévio.
Marcado para a segunda semana de novembro, esse ensaio de produção fará com que toda a fábrica de Goiana fique paralisada somente para analisar todo processo produtivo da nova RAM Dakota. Se alguma falha ocorre nesse ensaio, ajustes são feitos até que seja possível deixar a produção redonda para fazer centenas de carros por dia a partir do ano que vem, quando ela deve ser lançada.
Fontes ligadas á marca revelaram que diversos times de dentro da fábrica estarão presentes para validar o processo produtivo. Esse processo é normal e ocorre com todo carro antes de sair oficialmente da linha de montagem. Contudo, as marcas tomam cuidado de não instalar faróis e lanternas a fim de evitar vazamentos. Afinal, será a RAM Dakota já toda pronta.
Grand Toro
Com código de projeto 291, a nova picape da RAM será construída a partir da mesma base de Toro, Renegade, Compass e Commander. Será o quinto carro feito na fábrica de Goiana, Pernambuco. Até por isso, quando a nova geração do Rengade estrear em 2025 com base CMP da Peugeot, ele será transferido para Betim, Minas Gerais.
A RAM Dakota, como vem sendo chamada informalmente (mas pode não ser seu nome oficial), será monobloco como a Toro, mas bem maior. A plataforma será esticada até o limite para fazer com que a caminhonete concorra com modelos médios. Ela será posicionada como rival de Toyota Hilux, Chevrolet S10 e Ford Ranger.
Será a terceira picape média da Stellantis no Brasil, visto que hoje temos a Jeep Gladiator e, em breve, a Peugeot Landtrek (que pode ganhar uma versão Fiat). A Gladiator é a mais cara do trio, sendo pensada para o off-road, já a Landtrek será a picape média tradicional chassi sob cabine. Por fim, a Dakota servirá como picape mais urbana e luxuosa.
Potência para a briga
Segundo fontes, a RAM Dakota será equipada com os novos motores que estão em desenvolvimento para os Jeep Commander e Compass. A dupla de SUVs e a caminhonete terão motores 2.0 quatro cilindros turbo flex, baseado no motor do Wrangler, além de um 2.2 quatro cilindros turbo diesel já em uso na Europa.
Os dois motores terão mais de 200 cv, sanando a grande crítica quanto ao Jeep Commander onde os dois motores que ele atualmente possui se mostram insuficientes para seu peso. Como a Dakota será ainda maior que o Commander e, consequentemente, mais pesada, os motores maiores serão de grande ajuda a ela.
Para o caso do Compass, o novo motor 2.0 turbo flex servirá de intermediário entre o 1.3 e o novo diesel – já que o motor T270 que hoje está em todas as versões flex continuará. Já para o lugar do 2.0 diesel, o novo 2.2 assumirá de vez. Essa troca do 2.0 diesel pelo novo motor acontecerá também na Fiat Toro.
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