Destaque

Exclusivo: Nova Fiat Strada (XBP) terá versão elétrica no Brasil

Planejamento inicial da Fiat Strada de terceira geração, projeto XBP, inclui versões turbo, aspiradas e até duas totalmente elétricas

Fiat Strada Ultra turbo [Auto+ / João Brigato
Fiat Strada Ultra turbo [Auto+ / João Brigato]

Ainda faltam alguns anos para a Fiat lançar a terceira geração da Strada no Brasil, mas o planejamento de projeto da nova picape foi descoberto pelo Auto+. Inicialmente, acreditávamos que a picape de entrada seria vendida lá fora em versão elétrica e aqui somente nas variantes a combustão. Mas a Strada elétrica será feita e vendida no Brasil.

Segundo informações de fontes ligadas intimamente ao projeto da nova Fiat Strada / XBP, a caminhonete terá três motorizações a serem oferecidas no nosso país. O que surpreende é que, mesmo que seu lançamento ainda esteja longe, ela deve ser a primeira caminhonete elétrica produzida no nosso país.

As versões de entrada, tal qual hoje, serão movidas pelo motor 1.3 Firefly quatro cilindros aspirado. Contudo, não haverá mais opção CVT. Ou seja, toda Fiat Strada / XBP com motor 1.3 virá com transmissão manual de cinco marchas. Se quiser câmbio automático, terá de pular para o motor turbo semi-híbrido.

Fiat Strada Ultra turbo [Auto+ / João Brigato
Fiat Strada Ultra turbo [Auto+ / João Brigato]
O motor 1.0 três cilindros turbo hoje presente nas versões Ranch e Ultra receberá um reforço elétrico. Chamado de Bio-Hybrid, o motor semi-híbrido trocará o alternador e o motor de partida por um pequeno motor elétrico que reduz o esforço do 1.0 turbo e adiciona alguns cavalos extras ao propulsor, reduzindo consumo.

Strada elétrica

Mas a grande bomba é que a Fiat Strada de terceira geração terá também uma variante totalmente elétrica. Ainda não se sabe detalhes sobre a motorização. Contudo, como a XBP usa plataforma CMP do Peugeot 208, é bem provável que o conjunto seja o mesmo presente nos modelos elétricos com essa base, como e-208, e-2008, ë-C3, Ypsilon e Corsa-e.

Fiat Strada Endurance branca
Fiat Strada Endurance [divulgação]
Hoje esses carros contam com 136 cv e 26,5 kgfm de torque. Contudo, é bastante provável que até o lançamento da nova Strada / XBP, a Stellantis faça melhorias substanciais no conjunto. Hoje a versão mais potente é a 1.0 turbo de 130 cv. Contudo, como ela vai crescer, precisará de mais potência.

Maior, mas não do tamanho da Toro

Vale lembrar que a terceira geração da Fiat Strada, vulgo projeto XBP, fará com que a caminhonete cresça. Ela vai mirar em Renault Oroch e Chevrolet Montana, abandonando de vez o porte de carro pequeno. Ela ainda será menor que a Fiat Toro, saindo de seus 4,44 m para algo na faixa dos 4,70 m.

Fiat Strada Endurance 2024
Fiat Strada Endurance [divulgação]
Ainda assim, a distância para a Toro é considerável, afinal, ela tem 4,94 m. Se Compass e Renegade, com diferença de apenas 16 cm não brigam, as irmãs com 24 cm de distância ficarão bem, mesmo com a grande evolução que a Strada passará de uma geração para a outra. Lembrando que a VW Saveiro também seguirá pelo mesmo caminho. 

Você acha que a Fiat Strada XBP vai manter o sucesso da atual? Conte nos comentários.

>>Novo Fiat Panda vai ser um Uno europeu com cara de C3

>>Peugeot 208 agora fala “mamma mia” para ressuscitar a Lancia

>>VW processa concessionária por vender carros da Volkswagen