![Jeep Commander Longitude [divulgação] Jeep Commander Longitude [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/02/jeep_commander_limited_t270_turbo_flex_98_edited-990x556.jpg)
A engenharia da Stellantis no Brasil está a todo vapor em 2023. Além do lançamento da RAM 291 / Dakota, desenvolver novos motores para seus utilitários e finalizar os preparativos para o Citroën C3 Aircross, o grupo também mexerá no Commander. O SUV médio de 7 lugares mais vendido do Brasil ficará mais barato com a chegada da versão Longitude.
O Jeep Commander Longitude ainda não tem data para ser lançado, mas o Auto+ teve acesso antecipado e exclusivo às novidades que o modelo terá para baixar o preço. Hoje, o Commander mais barato é o Limited flex de R$ 245.490, o que o coloca R$ 4.200 abaixo do Compass diesel topo de linha (Trailhawk ou Limited, já que os preços são iguais).
A ideia do Commander Longitude é aproximar mais o modelo de sete lugares de seu irmão menor e também brigar com mais força com o CAOA Chery Tiggo 8. O modelo chinês, vale lembrar, é vendido por R$ 201.070 na versão de entrada, R$ 212.490 na Max Drive e por R$ 279.990 na versão Pro PHEV.

Equipamentos perdidos
Para cortar custos, o Jeep Commander Longitude perderá a pintura bicolor, enquanto os detalhes em cromo acetinado serão trocados por pintura cinza. Além disso, não terá mais airbag de joelho, a roda de 18 polegadas será a mesma da versão Limited, mas sem o acabamento diamantado. Por fim, o carregador de celular por indução irá embora, assim como o sistema start-stop.
A baixa mais forte virá dos sistemas de auxilio a condução. Assim, o Commander Longitude não terá mais piloto automático adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa, alerta de colisão, reconhecimento de placas de trânsito, alerta de ponto cego e o sistema de conectividade com celular Adventure Intelligence.
Motorização e preço
Assim como a atual gama de versões do Jeep Commander, o Longitude será oferecido nas variantes flex e diesel. A ideia é diminuir a distância entre os modelos flex e diesel. Porém, hoje o Commander Limited custa R$ 245.490 com motor flex e R$ 292.990 com diesel. Já o Overland sai por R$ 272.190 no flex e R$ 317.990 no diesel.
Hoje o SUV traz o 1.3 quatro cilindros turbo flex de 185 cv e 27,5 kgfm de torque. A transmissão é automática de seis marchas e a tração é apenas na dianteira. Já o modelo diesel conta com um 2.0 quatro cilindros turbo de 170 cv e 35,7 kgfm, gerenciado pelo câmbio automático de nove marchas. Nesse caso, a tração é 4×4.
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