Não é segredo para ninguém que a Jeep trabalha em novas versões para os Jeep Commander e Compass por conta do novo motor 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina. Contudo, a família do SUV médio de sete lugares será ainda maior do que o esperado. Ele terá sete versões ao todo, considerando todas as combinações.
Diferentemente do que havia sido especulado, o Jeep Commander não perderá o motor 1.3 quatro cilindros turbo flex. Com 185 cv e 27,5 kgfm de torque, o T270 permanecerá nas versões Longitude, Limited e Overland. Nesse ponto, nada muda em relação ao que já é ofertado hoje.
A diferença é que a versão Overland também será vendida com motor 2.0 quatro cilindros turbo da Rampage. O motor a gasolina de 272 cv e 40,8 kgfm de torque estará presente tanto na versão mais refinada do Commander 2025, quanto na inédita Blackhawk. Nesse caso, o câmbio é automático de nove marchas e há tração 4×4.
Segundo fontes ligadas à marca, o SUV com motor 2.0 turbo tem ótima dinâmica, acelera forte e tem repostas muito mais animadoras do que os outros motores que o Commander já usou até hoje. Só que a pegada não é esportiva, como acontece na Rampage, sendo um carro claramente calibrado para conforto.
Outra mudança que acontecerá no Jeep Commander é em relação ao motor diesel. Sai de cena o 2.0 quatro cilindros turbo, entra o novo 2.2 quatro cilindros turbo diesel, ainda sem potência e torque revelados. O que sabemos, contudo, é que ele manterá o câmbio automático de nove marchas e a tração 4×4 atualmente ofertados no 2.0 turbo.
Overland é a aposta
Dentro da nova gama do Commander, a Jeep espera que a versão Overland 1.3 turbo se mantenha como a mais vendida, sendo seguida pela Overland 2.0 turbo. A Overland diesel vem em terceiro, deixando claro que essa variante é a mais desejada do SUV de sete lugares produzido em Goiana, PE.
A versão Limited flex terá o dobro do volume da Limited diesel, enquanto a Longitude é esperada para ficar entre as anteriormente citadas. Por fim, as fichas da Stellantis não serão apostadas na versão Blackhawk, que deve representar só 5% do market share do Commander 2025.
Rumores apontavam sobre uma versão Sem Nome do Commander, seguindo o que foi aplicado no Renegade. Isso se deu por conta de um registro da marca no INMETRO com uma versão sem nome. Contudo, o modelo não está nos planos, conforme confirmaram nossas fontes.
Para você, qual a versão mais legal do Commander? Conte nos comentários.
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