Animada com o efeito causado pelo Dolphin, que fez todos os elétricos de entrada baixarem fortemente seus preços, a BYD já prepara sua próxima cartada: o Seagull. Com o objetivo de se tornar o carro elétrico mais barato do Brasil, o BYD Seagull chegará no começo do ano que vem. Mas o há chance de que ele chegue antes.
Henrique Antunes, diretor executivo de vendas da BYD no Brasil, em entrevista exclusiva ao Auto+ afirmou que “há um esforço grande por parte da BYD para trazer o Seagull em algo em torno de R$ 100 mil”. Ou seja, a ideia da marca chinesa é que o modelo atropele o CAOA Chery iCar como o carro elétrico mais barato do Brasil, hoje vendido a R$ 119.990.
Originalmente, a ideia da BYD era aproveitar o barulho que o Dolphin fez e lançar o Seagull já em novembro deste ano. Algumas unidades já estão no Brasil para processo de homologação e testes. Contudo, a necessidade de fortalecer as importações do Dolphin e os trabalhos feitos na fábrica de Camaçarí, na Bahia, deixaram o Seagull para depois.
Segundo Henrique, não daria tempo suficiente para lançar o Seagull esse ano no Brasil, mas há um esforço da marca para tentar tornar isso viável. Há outra questão também: o hatch elétrico está vendendo muito além do esperado na China. Lançado em abril, ele já representa 18% das vendas da BYD em sua terra natal.
Vendas disparadas
Em junho, foram 23.005 unidades comercializadas na China, um aumento de 60% comparado a maio do mesmo ano. Apenas para efeito de comparação, a BYD emplacou 128.196 carros totalmente elétricos na matriz durante o mês de junho. Com pouco tempo de mercado, o Seagull já é líder de vendas na categoria.
Ainda não está fechada qual versão será vendida no Brasil, Hoje na China ele conta com três diferentes variantes Vitality, Free e Flying. Todas usam o mesmo motor elétrico de 75 cv e 13,8 kgfm de torque na dianteira, o que muda é a bateria. Contudo, todos usam baterias Blade com suporte a carregamento rápido de 30% a 80% em meia hora.
Preço do Seagull no Brasil
O modelo topo de linha vem com conjunto de 38,88 kWh, capaz de garantir uma autonomia de 405 km no ciclo NDEC. Já as demais variantes usam pacote de 30,08 kWh, o que resulta em autonomia de 305 km. Para o Brasil, é provável que o modelo Free com pacote de itens de série mais completo, mas bateria menor, seja o escolhido para atingir o preço próximo de R$ 100 mil.
Na China hoje, o BYD Seagull parte de 73.800 yuan na versão Vitality com calotas (R$ 50.176). Já a versão Free, que recebe frenagem autônoma de emergência, faróis de LED e rodas de liga-leve, o preço vai a 78.800 yuan (R$ 53.575). Mas fecha em 89.800 yuan (R$ 61 mil) na topo de linha Flying com bateria maior.
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