![Porsche Taycan [divulgação] Porsche Taycan [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/Pull_Systems_intelligent_platform_aims_to_quickly_and_easily_generate_important_information_about_the_vehicle_edited-1-990x556.jpg)
O futuro não será feito só de modelos elétricos, pelo menos no continente europeu. Isso porque a União Europeia acaba de voltar atrás em seus planos de desistir de proibir a venda dos modelos a combustão a partir de 2035. Porém, alguns requisitos precisam ser cumpridos pelas montadoras.
Já há algum tempo a Europa tem anuncia que a partir de 2035 os novos automóveis a combustão seriam completamente banidos do continente. Contudo, recentes documentos vazados mostram que a União Europeia poderia liberar a comercialização de alguns modelos novos a combustão.
Isso de fato aconteceu e a Europa acatou o pedido da Alemanha em manter a liberação de venda para novos carros a combustão. Os alemães também tinham apoio de outros países como a Itália, Hungria, Polônia, Eslováquia, Romênia e República Checa.
![Porsche 911 Sport Classic [divulgação]](https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2023/03/porsche_911_sport_classic_393_edited-750x450.jpg)
Futuro não será só de elétricos
É importante dizer que os carros elétricos ainda podem ser a maior parte entre os modelos vendidos, mas que eles não serão os únicos ofertados como muitos imaginavam. A outra alternativa ficará a cargo dos automóveis movidos a combustíveis sintéticos.
Porém, para isso eles precisarão provar a emissão zero de poluentes em sua utilização (ou algo muito próximo disso). Além disso, a União Europeia também determinou que todos os carros movidos a combustíveis sintéticos precisarão ter um sistema inteligente de bloqueio.
O que é o combustível sintético
Também conhecido como e-Fuel, o combustível está sendo desenvolvido inicialmente com mais foco pela Porsche, pertencente ao grupo Volkswagen AG. Esta tecnologia consiste em criar um combustível a partir de uma reação química, dispensando a utilização do petróleo.
O hidrogênio é obtido através da hidrólise da água, devolvendo um oxigênio limpo para a atmosfera depois do processo. Já o carbono é obtido no processo de captura do CO2, praticamente limpando a atmosfera ao usar o dióxido de carbono que é responsável pelo efeito estufa.
Com isso nós podemos dizer que ele se aproxima bastante da zero emissão de poluentes, já que o CO2 emitido pelo escapamento foi reutilizado e capturado na atmosfera. Os elétricos ainda conseguem ser mais limpos em seu funcionamento por não ter nenhum tipo de emissão, mas seu processo de fabricação e o descarte das baterias ainda poluem muito o meio ambiente.
>> VW diz que futuro não será só de elétricos e aponta outra solução
>> Porsche Cayenne elétrico é confirmado e deve chegar até 2026
>> Para a Renault, novos carros a combustão não devem existir