Nascido no Brasil, mas aposentado por aqui antes do restante do mundo, o Ford EcoSport ainda pode ser considerado um sucesso global. Isso porque ele foi o quinto carro mais vendido da marca do oval azul em 2020. E não somente isso: vendeu mais que o Fiesta e se tornou o terceiro SUV mais vendido da marca.
Segundo dados levantados pelo Car Industry Analysis, o SUV compacto brasileiro vendeu 173 mil unidades globalmente no ano passado. A queda foi de 39% em relação a 2019, mas suficiente para superar o Fiesta. O hatch compacto, também aposentado no Brasil, teve retração de 46% de 2019 para 2020 e fechou o ano com 172 mil unidades comercializadas.
Entre os SUVs, o mais vendido da Ford em 2020 foi o Escape, também chamado de Kuga. Foram 300 mil unidades vencidas globalmente, isso considerando somente os números da quarta geração do SUV médio. Ele superou o Explorer que, mesmo com aumento de 28% nas vendas, fechou o ano passado com 280 mil emplacamentos globalmente.
Dos dez carros mais vendidos da Ford no mundo, somente um é oferecido no Brasil. A Ranger teve 340 mil vendas em 2020, ficando com praticamente metade do volume de emplacamentos da F-150, o carro mais vendido da Ford no mundo. A picapona fechou os 12 meses de 2020 com 620 mil unidades comercializadas.
Outra picape no ranking é a F-250 com 166 mil unidades. Já os SUVs ainda têm representação do Edge com 133 mil unidades e do Puma com 125 mil carros vendidos. Aposentado no Brasil e nos EUA, o Fusion (junto do gêmeo Mondeo) conquistou 153 mil vendas no ano passado. Ele e o Fiesta são os únicos modelos que não são SUVs ou picapes no top 10 da Ford.
>>Ford Maverick estreia custando mais que Ranger e Toro na Argentina
>>Bronco Sport brilha nos EUA, no Brasil vende menos que Territory