A Ford tinha grandes planos para o EcoSport, mas quis o destino que o SUV compacto fosse enterrado junto das fábricas do Brasil e da Índia. A marca do oval azul já tinha pronta uma reestilização da segunda geração do modelo e desenvolvia aqui no Brasil a terceira, que deixaria de ser global.
O EcoSport mk3 (que foi desenvolvido no Brasil, mas nunca lançado) deverá permanecer oculto por muitos anos. Mas a reestilização que a Ford fez e jogou fora vazou tempos antes da fábrica indiana fechar. Em 19 de agosto de 2021, o Auto+ noticiou o flagra feito na Índia em que mostrava como ficaria o EcoSport 2022 indiano.
A reestilização não era programada para o Brasil por conta da nova geração, o que piorou ainda mais quando a Ford fechou a planta de Camaçari em 11 de janeiro de 2021. O EcoSport, até então, sobreviveria na Índia e na Romênia, que foi o último país a produzir o SUV compacto do Fiesta.
Territory Sport?
As mudanças visuais feitas na Índia eram inspiradas no SUV chinês Territory de primeira geração. Isso ficava evidente pelo desenho do LED diurno em L no para-choque. A grade frontal ganharia novo desenho, ficando maior e com molduras pretas. A parte interna com pontos em destaque serviria para lembrar o Fiesta Active europeu.
No para-choque, o EcoSport 2022 perderia o elemento em X em favor de mais plástico preto e um desenho mais quadrado e robusto. Para a traseira, não haveria novidades, mantendo o mesmo layout que a segunda geração carregou durante toda a sua vida. A única alteração, ao menos na Índia, era o friso cromado nas janelas no lugar do plástico preto.
Por dentro poderia haver alguma atualização, mas o flagra feito na época não revelou nada. Vale lembrar que o EcoSport sempre foi criticado por seu acabamento ruim, mesmo que a última reestilização que de fato foi ao mercado tenha introduzido algumas superfícies macias ao toque (que contrastavam com os plásticos de qualidade decepcionante).
>>Ford Transit Chassi Cabine chega como mais barata da categoria