Um estudo divulgado pela S&P Global Mobility mostra que os donos de SUVs são os mais fiéis a este estilo de carroceria. Segundo o levantamento, 73% dos proprietários pretendem comprar um outro SUV quando forem trocar de carro.
Esses dados foram analisados em janeiro deste ano nos Estados Unidos, mas nos últimos 11 semestres, a taxa de fidelidade dos donos dos utilitários dos EUA ficou na casa dos 70%.
Para comparar, os proprietários de picapes e de sedãs se mostram bem menos fiéis a estas carrocerias. No primeiro caso, o índice de fidelidade é de apenas 48,8%. Já os compradores de três volumes são ainda menos apegados aos modelos, com o índice ficando apenas em 35,6%. Curioso é que o mercado norte-americano é o habitat natural das picapes, onde a Ford F-150 reina há diversos anos.
De acordo com o estudo, a atual tendência em se ter SUVs em diversas categorias deve seguir em alta. Afinal, os compradores procuram utilitários esportivos de todos os tamanhos possíveis. Portanto, as marcas devem continuar lançando cada vez mais variantes, já que a demanda só deve crescer.
Com a diversidade de modelos, também é mais fácil fidelizar o cliente à marca. Quando o comprador quiser um novo SUV, seja ele maior ou menor que o veículo atual do proprietário, o consumidor consegue realizar a compra se mantendo dentro da mesma montadora, o que é algo sempre desejado pelas marcas.
Portanto, para o desespero dos fãs mais entusiastas dos carros, ao que tudo indica os utilitários esportivos vieram para ficar. E termos como “SUV dos compactos”, “hatch com atitude SUV”, e o “SUV que pulsa com você”, devem estar cada vez mais presentes no mercado brasileiro e internacional de carros.
>> BYD Yuan Plus aproxima SUVs a combustão e elétricos | Avaliação
>> Nissan Kicks vs Versa: melhor um SUV ou um sedã? | Comparativo
>> Montana Midnight pode surgir e Chevrolet promete novos RS e Z71