Destaque

Dona da Volvo lança o SUV elétrico chamado Vaca Kung Fu

Ultimamente as marcas chinesas andam bem engraçadinhas com o nome dos carros, como é o caso da Geely, a dona da Volvo

Volvo
Geely Geometry EX3 Kung Fu Cow [divulgação]

Nos últimos tempos, as marcas chinesas tem desistido de chamar seus carros com siglas e números pouco memoráveis e passando a adotar nomes de verdade. Contudo, elas têm buscado designações em inglês um tanto quanto engraçadas. O habito iniciado pela Great Wall agora atingiu a Geely, dona da Volvo, com o Kungfu Cow, ou Vaca Kung Fu.

Oficialmente chamado de Geely Geometry EX3 Kungfu Cow, o novo modelo é um SUV totalmente elétrico. Ele faz parte da divisão eletrificada da marca chinesa chamada de Geometry. A princípio ela se tornaria uma marca separada, mas parece que a dona da Volvo deu um passo atrás.

O novo modelo não é verdadeiramente tão novo assim. Ele nasceu em 2011 como o hatch compacto Englon SC5-RV. Tal qual o CAOA Chery Tiggo 3X e Tiggo 2 são uma evolução SUV do Celer, o Englon SC5-RV se transformou em Yuanjung / Vision X3 em 2017. Dois anos depois que o modelo original saiu de linha.

Geely Geometry EX3 Kung Fu Cow [divulgação]
Geely Geometry EX3 Kung Fu Cow [divulgação]
Ele passou por diversas melhorias ao longo dos anos, incluindo várias vigiadas pela própria Volvo. Até que culminou no momento do Vaca Kung Fu. Ele traz grade frontal pintada na cor da carroceira com filetes verticais, para-choques exclusivos e um painel totalmente digital.

Mais barato que um Kwid

A carroceria ganha detalhes em verde limão com preto, enquanto por dentro a Geely combina verde limão, com azul escuro, preto e cinza. Até mesmo os cintos de segurança são em verde limão. Ao menos entrega itens como airbags, controle de tração e estabilidade, monitoramento de pressão dos pneus, câmera de ré e freio a disco nas quatro rodas.

Geely Geometry EX3 Kung Fu Cow [divulgação]
Geely Geometry EX3 Kung Fu Cow [divulgação]
O Geely Geometry Fungfu Cow não polui o meio ambiente como uma vaca. Sai de cena os motores 1.3 e 1.5 quatro cilindros a gasolina e entra um conjunto totalmente elétrico. São 95 cv e 18,3 kgfm de torque. Ou seja, potência intermediária entre os carros 1.0 aspirados e os turbo, enquanto o torque é semelhante ao de um up! TSI. Tudo bem longe da performance do Volvo XC40 elétrico.

Segundo a Geely, essa vaca elétrica consegue rodar até 322 km com carga completa – fornecida por tomadas, não por pasto, vale lembrar. Já disponível na China, o Geely Geometry Kungfu Cow sai por 59.700 remimbi, equivalente a R$ 50.224. Ou seja, um SUV compacto elétrico que custa menos que um Renault Kwid.

Geely Geometry EX3 Kung Fu Cow [divulgação]
Geely Geometry EX3 Kung Fu Cow [divulgação]

>>Volvo XC40 Elétrico quer lugar do Taycan e conseguirá | Impressões

>>Great Wall registra no Brasil SUV Wey Macchiato, picapes e sedã elétrico

>>Great Wall terá dois elétricos inspirados no Volkswagen Fusca