Destaque

Dolphin da Chevrolet: Baojun Cloud estreia por R$ 65 mil

Sucesso do BYD Dolphin na China (e no Brasil) fez a General Motors (dona da Chevrolet) criar um elétrico nos mesmos moldes

Porsche Taycan 2025 [divulgação]
Porsche Taycan 2025 [divulgação]

A guerra dos compactos elétricos com estilo de Honda Fit está esquentando rápido. Dado o sucesso do BYD Dolphin, diversas outras marcas de origem chinesa desenvolvem modelos na mesma categoria. Agora, a GM decidiu entrar na briga com o Baojun Cloud. A marca, pouco conhecida pelos brasileiros, tem seus modelos vendidos pela Chevrolet em alguns países.

Com 4,29 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,65 m de altura, ele é relativamente maior que o Dolphin. O modelo da BYD é 17 cm mais curto que o Baojun, 8 cm mais estreito e 8 cm mais baixo. Já o entre-eixos é idêntico nos dois: 2,70 m. É um entre-eixos igualmente compartilhado com o Chevrolet Cruze, que é um carro bem maior. 

Assim como o BYD Dolphin, o Baojun Cloud tem motor elétrico dianteiro. São 134 cv e 33,6 kgfm de torque. São números mais altos do que o do rival, que entrega 94 cv e 18 kgfm. Já a autonomia varia de 360 km na versão com baterias de 37,9 kWh, a 460 km no modelo com bateria de 50,6 kWh. O BYD roda 405 km no ciclo NEDC.

Baojun Cloud [divulgação]
Baojun Cloud [divulgação]

Chevrolet Fit

Visualmente, os dois modelos compartilham o visual monovolume que lembra bastante o Honda Fit. Só que o Baojun tomou uma certa dose do design da Chevrolet devido a presença de faróis divididos. A parte superior é da luz diurna e fica interligada por uma barra luminosa. Já a inferior tem seta e luz principal. 

De maneira idêntica ao Dolphin, o Cloud tem coluna C pintada em preto para ligar ao vidro traseiro, rodas grandes e aerofólio integrado. Tal qual a dianteira, as lanternas traseiras são interligadas por um friso luminoso. A cabine conta com tela bem grande pendurada, além de visual bem limpo e elegante.

Baojun Cloud [divulgação]
Baojun Cloud [divulgação]

Há uma certa inspiração nos Chevrolet americanos dos anos 1970 pela presença de cores como bege e azul marinho. Além disso, a pegada retrô também fica clara pelo desenho das costuras dos bancos e pelo uso de imitação de madeira no painel. Ao que aparenta, o acabamento está mais para GWM Ora 03 do que para BYD Dolphin.

Preço: Cloud vs Dolphin

A General Motors venderá seu modelo entre 95.800 yuan a 123.800 yuan (algo em torno de R$ 65 mil a R$ 84 mil). Para efeito de comparação, o BYD Dolphin é vendido na China em três versões custando 116.800 yuan (R$ R$ 79 mil), 123.800 yuan (R$ 84 mil) e 136.800 yuan (R$ 92 mil).

Será que o Baojun Cloud faria sucesso no Brasil se fosse vendido como Chevrolet? Conte nos comentários. 

>>Efeito Dolphin: como a BYD fez o mercado se mexer com um carro

>>Viatura do Chevrolet Blazer elétrico chegará ano que vem

>>Chevrolet derruba preços da S10 no Brasil. Efeito Ford Ranger?