Nos finais de ano acontecem as despedidas e os fãs de muscle car estão bem pra baixo. A Dodge terminou recentemente a produção dos esportivos Challenger, Charger e Chrysler 300C. Depois de quase 20 anos de produção, os modelos saíram de cena para darem lugar aos futuros elétricos. Até os trabalhadores vão sentir falta.
Cada veículo final vem de uma edição especial. O Chrysler 300C saiu de linha na variante Velvet Red 300S. Já o Charger de despedida foi um Destroyer Grey Scat Pack Widebody. Por fim, o último Challenger 0km foi um SRT Demon 170 Pitch Black. Ou seja, quem comprar um desses, vai se emocionar com tamanha potência e adrenalina na hora de pilotar.
Segundo os planos da Stellantis, o final de produção desses modelos da Dodge e Chrysler é para ceder espaço para os futuros elétricos. Além disso, nenhuma foto das últimas unidades foi feita. Vale pontuar que ambos tiveram quase 20 anos de produção. Todos eles utilizavam a plataforma L Car e entraram na linha de montagem em meados de 2005. Com tanto tempo de comércio, os veículos venderam mais de 4,3 milhões de unidades. Segundo o diretor de design da Stellantis, Ralph Gilles, a alma do Challenger voltará logo mais em entrevista com a equipe do Automotive News Canadá.
Tchau motor HEMI V8 e olá eletrificação
Cada vez mais a Stellantis abandona o uso do motor HEMI V8 e que equipava o Challenger. O propulsor é um 6.2 sobrealimentado e nesse esportivo podia render até 1.025 cv. Por mais que as vendas dos três modelos tenham sido notórias nos últimos tempos, a decisão de iniciar a fabricação de carros elétricos mudou tudo. Vito Beato, presidente da Unifor Local 1285, que representa os trabalhadores da fábrica de Ontário, no Canadá, disse que as vendas dos carros haviam sido bem altas este ano e que o Challenger havia dominado toda sua categoria.
Para se ter uma ideia, o Dodge Challenger conseguiu vender mais que o Ford Mustang e o Chevrolet Camaro. Para Gilles, até a aprovação do projeto do Challenger foi difícil, mas ele disse que valeu a pena toda sua batalha. Agora, o foco da marca de modelos esportivos é pensar na produção do Charger Daytona SRT, um muscle car elétrico e que trará a alegria dos emocionados ao volante. O mais novo eletrificado do pedaço vai manter a essência de estilo e alto desempenho como seus principais pilares.
Você gosta dos muscle cars? Teria algum deles na sua garagem? Conte nos comentários
>>Ford tem o maior número de recalls nos EUA pelo terceiro ano
>>Novo limite de emissões do Euro 7 será igual ao de 10 anos atrás
>>Toyota convoca recall de 1 milhão de carros por causa de airbag